segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

Misericórdia de Angra -Surto de gastroenterite controlado no lar de idosos
Publicado na Sábado, dia 14 de Fevereiro de 2009, em Actualidade

Um surto de gastroenterite afectou o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo ao longo das últimas duas semanas.

Actualmente tido como controlado, o surto obrigou a instituição a implementar diversas medidas de precaução e a encerrar as actividades no seu recinto. A infra-estrutura retoma na próxima segunda-feira o normal funcionamento.
Ao longo das últimas duas semanas, o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo foi afectado por um surto de gastroenterite que, segundo garantiu ao nosso jornal o provedor da instituição, “já está controlado”.

“Esta situação já está perfeitamente ultrapassada”, referiu António Marcos, explicando que o período de maior incidência decorreu na primeira semana de Fevereiro e que actualmente existem apenas duas a três situações a requerer atenção.

O responsável explicou que mobilizaram a equipa médica e de enfermeiros da instituição para o controle do fenómeno e que inclusivamente procederam a medidas de despiste de factores internos que poderiam estar na causa.

O provedor sustentou que foram feitas análises à água consumida no lar, não tendo os resultados apresentado qualquer irregularidade.

Segundo informou, também a nutricionista da instituição foi solicitada para fazer o controlo da situação.

Além dos utentes, disse, também alguns dos funcionários do lar foram afectados.



Máscaras para visitas



Após os primeiros registos da gastroenterite, a direcção do lar de idosos optou pela implementação de diversas medidas de precaução, tendo encerrado imediatamente todas as actividades formativas da Academia da Terceira Idade que são desenvolvidas no local, bem como de outros serviços ali prestados.

De igual forma, contou, foram divulgados alertas junto dos visitantes para a situação de contágio tendo sido distribuídas máscaras para evitar a propagação da infecção que atinge o sistema gastrointestinal, sendo responsável pelos sintomas de diarreias, cólicas intestinais e vómitos.

O provedor referiu que, durante o surto, foram transportados dois utentes para o Hospital de Angra do Heroísmo que “no mesmo dia regressaram ao lar”.

Ao todo, o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo presta apoio a 185 idosos.

O provedor da Santa Casa garantiu ao nosso jornal que a infra-estrutura retoma o normal funcionamento na próxima segunda-feira.



Aglomerações mais susceptíveis a surtos



Contactado pela “a União”, o delegado de saúde da ilha Terceira, Brito de Azevedo, referiu que recebeu conhecimento da situação através de um contacto informal de um colega de profissão, salientando que não se trata de uma doença de declaração obrigatória.

O delegado de saúde explicou tratar-se de uma situação “normal” para a época, referindo ter conhecimento de outros casos, sobretudo onde existe uma maior concentração de pessoas, como estabelecimentos escolares, aquartelamentos militares, entre outros.

“Em qualquer comunidade, onde haja uma maior proximidade, existe uma maior propagação do vírus”, explicou.

Segundo disse, nas faixas etárias mais jovens e avançadas, em crianças e idosos, deverá existir um maior “cuidado”.

A União

Sem comentários: