quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia do Fundão

terça-feira, 17 de Fevereiro de 2009 | 11:43 Imprimir Enviar por Email

Rede social do Fundão cria medidas de apoio a famílias


Os 60 parceiros da rede social do Fundão anunciaram hoje medidas para ajudar as famílias e cidadãos carenciados a enfrentarem a crise, nomeadamente a criação de postos de trabalho, abertura de uma loja social e um programa de refeições.
A Acção Municipal para o Emprego consiste na criação de uma bolsa de emprego «destinada a reforçar os meios humanos de suporte nas diversas entidades que prestam serviços de acção social no concelho», disse Manuel Frexes, presidente da autarquia.

São os casos de centros de dia, lares e outras associações.

A medida vai envolver o município, diversos agentes sociais, o Centro de Emprego e empresas.

«Esperamos poder criar 50 a 60 empregos em misericórdias e outras associações com fins sociais», afirmou o autarca, acrescentando que «o mercado social de emprego é o que está mais capacitado para acolher pessoas».

Para Março está prevista a abertura de uma loja social, junto à capela de São Francisco.

O espaço vai acolher todo o tipo de donativos, como roupas, alimentos, brinquedos, mobiliário ou electrodomésticos, ficando também responsável pela sua distribuição.



Paralelamente, está prevista a criação de um Banco de Voluntariado para colocar as medidas em funcionamento, bem como para apoiar um Programa de Refeições a famílias carenciadas.

«As refeições já estão a funcionar na Misericórdia, onde já chegam a ser oferecidas mil por mês», bem como nalgumas aldeias como Bogas de Baixo, Janeiro de Cima ou Enxames.

«A rede social já funciona e o que pretendemos é reforçar o apoio que já existe, seja em centros de dia ou até em escolas. O que pedimos é que os parceiros cheguem onde as pessoas tiverem necessidades», acrescentou.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: