terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Ovar

10 milhões para o centro de Ovar
2009/02/03
O Maiscentro aprovou o Plano de Acção do projecto “Ovar – Um Centro Urbano Criativo e Sustentável”, no âmbito da candidatura, apresentada pela Câmara Municipal de Ovar, ao “Programa integrado de valorização de áreas de excelência urbana, nomeadamente, centros históricos, frentes ribeirinhas e marítimas”, no âmbito do QREN no valor global de 10.686.140,53 euros.

A taxa de comparticipação é de 56 por cento, admitindo-se um investimento privado no valor de 3,1 milhões de euros.

Segundo comunicado da autarquia, o projecto tem por objectivos «valorizar a identidade, o património natural e construído e a vivência cultural, e que abrange áreas como o ambiente, a cultura, a economia e o social».

A carteira de projectos integra a Requalificação da Praça da República e arruamentos envolventes (obra adjudicada); beneficiação das Ruas Dr. Manuel Arala, Dr. Francisco Zagalo; João de Deus e do Casal; renovação da iluminação pública do centro de Ovar (Obra concluída); parque Urbano de Ovar; consolidação das margens do Rio Cáster e Ribeira da N. Sra. da Graça; beneficiação do Mercado Municipal de Ovar (em curso); reabilitação e Valorização das Fonte dos Combatentes e Júlio Dinis; aquisição e Reconversão da Fábrica de Pasta de Papel e Reabilitação Urbana e Paisagística da envolvente e remodelação do edifício do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Ovar;

A Câmara candidata ainda sete projectos: Habitat de Experimentação e Criatividade de Ovar (HECO); Valorização empresarial do Azulejo Tradicional de Ovar; Valorização empresarial do Pão-de-ló de Ovar; PALCO - Programa de Animação Local e Criatividade de Ovar; Acções de Monitorização Ambiental de Ovar; Com Ovar – Programa de Comunicação e Animação da Parceria e Ovar + - Programa de Valorização do Tecido Comercial da Cidade de Ovar.

O Programa Integrado reúne vários parceiros como a Associação Amigos do Cáster, Santa Casa da Misericórdia de Ovar e a Associação Comercial dos Concelhos de Ovar e S. João da Madeira; e os parceiros de acompanhamento do Projecto: Fundação de Serralves, Universidade de Aveiro, Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), a Federação Europeia das Cidades com Carnaval (FECC), a Fundação do Carnaval, a Chamartín Imobiliária e 48 colectividades concelhias.

Sem comentários: