segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Cascais

Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009
Misericórdia tem novo lar
A Santa Casa da Misericórdia de Cascais (SCMC) inaugurou, no passado dia 4, em Alcoitão, a Residência Sénior Professora Maria Ofélia Leite Ribeiro.
Com um valor estimado em cerca de seis milhões de euros, dos quais a Câmara Municipal de Cascais apoiou em mais de 700 mil euros, esta nova residência sénior conta com projecto da autoria do arquitecto Manuel Maia, colocando ao serviço da população idosa um total de 84 camas, 45 em regime de lar lucrativo e 39 destinadas a pessoas em cuidados continuados de longa duração e manutenção.
De referir que esta é a primeira resposta de cuidados continuados de longa duração e manutenção existente no concelho e dará resposta prioritariamente aos munícipes.
Através de um protocolo de cooperação assinado entre a autarquia e a SCMC, esta entidade vai dar prioridade às vagas a favor da população idosa do concelho em cerca de 80 por cento da sua capacidade, dando preferência a situações sociais de emergência indicadas pela autarquia.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Elias Gonçalves, e do presidente da Câmara Municipal, António Capucho.
Visivelmente satisfeito, o provedor da SCMC revelou que “levou muito tempo para todos nós concretizarmos este velho sonho, mas as coisas são assim mesmo”, acrescentando ainda que “este percurso foi muito importante porque aprendemos nas dificuldades a bondade de cada um. A partilha de todos nós é hoje motivo da nossa alegria”.
No seu discurso, Elias Gonçalves fez questão de frisar “o grande esforço para a SCMC ter esta unidade a trabalhar em Cascais”, certo de que “vai modificar o panorama da nossa terra”.
O provedor aproveitou o momento para anunciar as principais novidades da nova residência. “Esta unidade tem duas novas valências: os cuidados continuados e a capela/sacristia”, salientando que “nestas alturas de crise é muito importante criarmos o modelo de união das antigas Misericórdias portuguesas”.
“Está à disposição uma casa que é vossa”, concluiu o responsável.
António Capucho, por sua vez, prestou um agradecimento especial à Santa Casa por “mais esta obra que consegue pôr à disposição da população idosa, um trabalho que deveria ser do Estado”.
Quanto à nova residência, o autarca referiu que “este é um equipamento que será prolongado na sua oferta com a importantíssima valência dos cuidados continuados”. Algo que, na sua opinião, é “de grande importância para Cascais e para Portugal que tem cada vez mais idosos, a quem é absolutamente fundamental dar uma resposta”.
António Capucho destacou que “de acordo com a Carta Social elaborada pela câmara municipal, e tendo em conta as projecções até 2016, só na freguesia de Alcabideche são necessários mais seis equipamentos destes”.
Apesar da crise, Capucho reafirmou que “a primeira prioridade da câmara para este ano incide na Acção Social, pela consciência que vamos ter de acorrer a diversas necessidades, proporcionando a todos melhores condições de vida”.
Publicada por Mafalda Ribeiro às 15:03

Sem comentários: