segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia do Porto

"Sopa da noite" em Março para 150 pessoas
Ontem
MANUEL VITORINO
Chamam-lhe "sopa da noite" e vai avançar já no próximo mês. É um projecto da Santa Casa da Misericórdia do Porto e pretende ajudar, nos primeiros tempos, 150 pessoas carenciadas a terem uma refeição assegurada.

Além de vários projectos de apoio social que está a preparar, a Santa Misericórdia do Porto vai proceder, a partir do próximo dia 1 de Março, à distribuição da "Sopa da noite" aos mais carenciados da cidade. O projecto terá lugar na Casa D. Lopo de Almeida (benemérito da Irmandade que deixou fortuna para apoiar os sem-abrigo) situada na Rua Duque de Loulé, à Batalha, no Porto.

Conforme explicou ao JN, António Tavares, vice-provedor da Misericórdia do Porto, o projecto irá abranger, numa primeira fase, cerca de 150 pessoas sem rectaguarda familiar e com graves carências económicas e sociais. "O projecto visa dar uma resposta de emergência a quem pouco ou nada tem", disse.

A "generosa oferta" será traduzida numa sopa, pão, água, uma ligeira refeição de carne ou peixe. As refeições serão oferecidas à noite, entre as 19 e as 21. 30 horas e irá acolher gente já identificada pelos serviços da Misericórdia e outras pessoas venham a inscrever-se na instituição.

"O programa terá a duração de um ano e depois será avaliado. A ideia não é manter as pessoas em situação de pobreza permanente, antes ajudar a dar o salto para uma vida diferente e melhor", adiantou António Tavares.

Além deste projecto, a Misericórdia do Porto e de Gaia, bem como outras instituições similares do distrito do Porto, prevê lançar, em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza o Observatório de Luta Contra a Pobreza, cuja missão consiste em despistar situações mais difíceis e evitar a duplicação da afectação de recursos.

Sem comentários: