domingo, 22 de fevereiro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Vagos

MISERICÓRDIAS
PM pede articulação com Governo e autarquias
21 | 02 | 2009 15.23H
O primeiro-ministro apelou hoje à articulação das Misericórdias com o Governo e as autarquias para dar as respostas sociais adequadas face à actual crise.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Falando em Vagos, onde inaugurou a nova creche, infantário e centro de acolhimento temporário para jovens da Santa Casa da Misericórdia, o primeiro-ministro enalteceu o trabalho que as Misericórdias têm desenvolvido em Portugal, de que a obra que visitou “é um bom exemplo”.

“Quero com a minha presença homenagear as Misericórdias e dizer aos portugueses o quanto importante é a articulação daquilo que são as políticas do Governo e as Misericórdias”, disse.

O primeiro-ministro lamentou que, entre 2001 e 2004, tenha sido reduzido o investimento em equipamentos sociais, o que considerou um erro, afirmando que “agora o Governo está a procurar ganhar o tempo perdido”.

O apoio social é cada vez mais uma necessidade em Vagos, um Concelho que foi predominantemente rural mas que, nos últimos anos, se industrializou.

O presidente da Câmara, Rui Cruz, deu conta de que, também no Concelho, já começa a haver despedimentos e que os empresários locais vivem as dificuldades da crise, que afecta todo o País.

Pela parte da autarquia, atrair investimento para Vagos é a grande prioridade, conforme explicou.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, Paulo Gramato, depois de expor as várias valências da instituição, garantiu que a mesma vai prosseguir as suas actividades tendo em vista o combate à pobreza e, agora, também ao desemprego.

No final da visita, que fez parte da iniciativa “Governo Presente”, o primeiro-ministro participou em Aveiro num jantar com autarcas.

Sábado, José Sócrates permanece no Distrito de Aveiro, visitando em Espinho as obras da Escola Secundária Gomes de Almeida e apresentando em Ovar o programa Polis para a requalificação da Ria de Aveiro.

No Concelho de Ovar deverá visitar também as novas instalações da Exporplás, em Cortegaça, voltando a Aveiro, para conhecer a obra social das “Florinhas do Vouga”.

Encerra o “Governo Presente” em Aveiro com uma reunião com parceiros sociais, no Governo Civil de Aveiro.

Sem comentários: