quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Misericórdia de Álvaro

Igreja da Misericórdia pronta a inaugurar
A Igreja da Misericórdia de Álvaro vai ser inaugurada no próximo dia 22. Aquele espaço, do século XVI, foi totalmente recuperado pela autarquia de Oleiros e pelo programa Aldeias de Xisto.


A Igreja da Misericórdia de Álvaro, datada de 1547, está totalmente recuperada e vai ser inaugurada no próximo dia 22 de Fevereiro. O templo foi intervencionado por duas fases, num investimento global de 243 mil 800 euros, sendo que 70 por cento da verba foi paga pelo programa Feder, através das Aldeias de Xisto, e os restantes 30% pela Câmara de Oleiros.

De acordo com a autarquia, as duas empreitadas envolveram o restauro completo do exterior do edifício, a recuperação da talha dourada e do piso da capela. Como já tinha referido ao Reconquista, o Provedor da Santa Casa da Misericórida de Álvaro, a recuperação do imóvel “só foi possível graças ao apoio da autarquia, que assumiu a componente financeira que cabia à nossa instituição”.

José Mateus Nunes lembrou ainda a importância daquela intervenção, que assim devolve a Álvaro um espaço muito valioso. Tradicionalmente, a Igreja é utilizada na Semana Santa e faz parte da cultura de uma aldeia que já foi sede de Concelho.

Sem comentários: