sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Coruche

Últimas promessas indicavam a data de abertura para final de Julho

Câmara de Coruche pede reunião urgente à ministra por causa de serviço de urgência
19.08.2010 - 08:56 Por Jorge Talixa
As obras de adaptação das instalações no centro de saúde, para receber a urgência básica, estão concluídas desde o final de 2009.
A Câmara de Coruche está cansada de esperar pela abertura do Serviço de Urgência Básica da vila ribatejana, que já deveria estar a funcionar desde Outubro passado. Depois das promessas falhadas de que o serviço abriria até final de Julho, a autarquia decidiu "exigir explicações" para este novo atraso e pedir uma reunião urgente à ministra da Saúde.

Dionísio Mendes, o socialista que preside à Câmara de Coruche, diz que tem feito inúmeras diligências para tentar desbloquear o problema, tendo em conta a falta que o Serviço de Urgência Básica faz no concelho e as expectativas criadas à população. O autarca soube, mais recentemente, que decorrem negociações entre a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e a Misericórdia de Coruche para um eventual protocolo que ajude a desbloquear o problema, mas quer saber qual a evolução do processo, qual a data designada para a abertura e se está garantido que a urgência básica funcionará em pleno. "Continuaremos a exigir a abertura do Serviço de Urgência Básica, com os equipamentos e recursos humanos previstos", acrescenta a Câmara de Coruche, salientando que só considerará "satisfatória" uma resposta que indique a data exacta de abertura e a certeza de que a urgência básica servirá em pleno a população do concelho e do Sul do distrito de Santarém.

O gabinete de comunicação da ARS confirmou ao PÚBLICO que a demora na abertura do Serviço de Urgência Básica de Coruche está relacionada "única e exclusivamente com dificuldades de recursos humanos (essencialmente médicos) disponíveis para assegurar o funcionamento deste novo serviço".

Um porta-voz do organismo regional de tutela da saúde também confirmou a realização de reuniões com a Misericórdia de Coruche e "com outras entidades da região", com o objectivo de "se conjugarem esforços e disponibilidades de clínicos para assegurar o funcionamento do Serviço de Urgência Básica".

Não assumindo qualquer prazo para a abertura desta unidade de urgência que vai servir os cerca de 20 mil habitantes do município de Coruche, a ARS acrescenta que é precisamente pelo facto de pretender que a urgência básica abra com todos os serviços "é que não foi ainda possível concretizar o seu arranque", afiançando que a ARS está a desenvolver "todos os esforços" para conseguir médicos em número suficiente e para que o Serviço de Urgência Básica inicie funções com a totalidade dos serviços habituais neste tipo de unidades.

Público

Sem comentários: