quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós

Porto de Mós com unidade de cuidados continuados dentro de nove meses
A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós espera concluir dentro de nove meses a unidade de cuidados continuados de longa duração, um investimento de dois milhões de euros iniciado a semana passada.
À agência Lusa, o provedor da instituição, José Carlos Ramos, explicou que a obra, localizada na vila de Porto de Mós, tem capacidade para 30 utentes e pretende responder a "uma das lacunas do país", o acolhimento de pessoas que "já não são doentes hospitalares", mas também "não têm condições de ir para casa".
"Os hospitais são para tratar situações de urgência e emergência", realçou, considerando que "o Estado fica a ganhar com investimentos como este", que dá resposta "às necessidades de anos".
"Este tipo de equipamentos fazia falta, efectivamente, ao país", acrescentou, adiantando que, inicialmente, a ideia da Misericórdia passava por construir um lar residencial para acolher idosos não dependentes de apoio.
Segundo o responsável, o investimento na unidade de cuidados continuados de longa duração, onde os utentes vão poder permanecer mais de 90 dias, conta com uma comparticipação estatal de 750 mil euros e do apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós em 400 mil euros, entidade que também doou o terreno e vai participar na execução de alguns trabalhos.
"O dinheiro não chega, mas contamos que haja alguns beneméritos", disse José Carlos Ramos, admitindo, também, a possibilidade de a Santa Casa desenvolver iniciativas junto da população para angariar fundos.
Para o provedor, "as pessoas devem ajudar a instituição, que é de todos, para todos".
"Hoje são os nossos pais, amanhã somos nós a precisar dela e depois serão os nossos filhos", observou, apelando às pessoas para serem "mais solidárias", embora reconheça que, neste momento, as circunstâncias económicas das famílias são mais difíceis.
A partir de 2011, a Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós passa a juntar os cuidados continuados de longa duração às valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário para idosos, creche e jardim-de-infância, e ainda fisioterapia.
"Entre adultos e crianças temos cerca de 280 utentes", referiu o responsável, adiantando que a instituição tem 74 funcionários, número que vai aumentar para mais 30 quando a nova unidade estiver concluída.

Diário de Leiria

Sem comentários: