sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão

80 anos assinalados em festa, obras e homenagens
Por: Lídia Barata

12 de Agosto de 2010 às 14:56h

Os 80 anos da Santa Casa de Misericórdia de Vila Velha de Ródão foram assinalados sexta-feira, dia 6 de Agosto, em ambiente de festa, com apresentação de novas obras, valências e com um tributo a todos quantos ajudaram a trilhar este caminho, nomeadamente os antigos provedores (Alfredo Lourenço, José Moreira, Vítor Carmona, Luís Costa e José Duarte) e funcionários com mais de 20 anos de casa.

Luís Pereira, provedor da instituição, não esconde a sua satisfação pela comemoração da efeméride, realçando que “80 anos são uma data que enche de orgulho, honra e prestigia a instituição”, deixando todo o seu apreço e reconhecimento pela obra desenvolvida até aqui pelos antigos provedores e irmãos da Misericórdia. “Esta família tem hoje 65 elementos, que todos os dias são colocados à prova, sem se poupar a esforços para tratar bem todos quantos dela dependem”, afirma. Mas a história da instituição, “tem de continuar a ser feita, dia-a-dia, pelo que estes 80 anos se assinalam com a conclusão da ampliação do Lar I e o lançamento da segunda fase de obras”. A Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão apresentou uma candidatura ao Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), relativamente à segunda fase do projecto, ou seja, a da aquisição de equipamento e mobiliário que se pretende mais moderno e dê uma resposta mais efectiva às necessidades dos utentes.

O reforço do serviço prestado aos utentes, “implicou também a contratação de uma enfermeira e de uma animadora sociocultural, para melhorar o acompanhamento dos utentes ao nível dos cuidados de saúde, mas também do reforço das actividades de terapia ocupacional”.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão está a promover um investimento de aproximadamente um milhão de euros para a ampliação do seu espaço e melhoramento dos serviços prestados pelos seus lares. O projecto vai criar 14 novos quartos, mas está também a recrutar novos colaboradores para o seu quadro.

As obras em curso visam igualmente uma aposta na gestão racional dos recursos energéticos. As energias renováveis, nomeadamente o solar térmico, vão permitir dotar os edifícios da Santa Casa com um novo sistema para aquecimento de águas e para a climatização dos lares. A instituição está ainda empenhada na criação de um ginásio e sala de reabilitação que possibilite a realização de sessões de fisioterapia, dirigidas aos utentes e à comunidade.

Está igualmente em curso um plano de renovação da frota automóvel, no sentido de reforçar e melhorar o serviço de apoio domiciliário, para o qual, a Santa Casa conta também com o apoio e parceria das juntas de freguesia de Vila Velha de Ródão, Perais e Sarnadas de Ródão. Para os Centros de Dia de Perais, Vila Velha de Ródão e Sarnadas de Ródão, “foram estabelecidos protocolos com as respectivas juntas de freguesia, no sentido de manter aquelas unidades abertas desenvolvendo-se para isso um trabalho de sensibilização junto dos potenciais utentes no intuito de os levar a aderir a este serviço”.

Luís Pereira destaca ainda o apoio da Câmara Municipal e da Segurança Social na actividade da instituição. Um apoio reiterado pela autarca Maria do Carmo Sequeira, que reconhece o trabalho social desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia, destacando o diálogo que tem existido entre estas entidades, mas também com outras Instituições Privadas de Solidariedade Social do concelho, no sentido de, “em conjunto, responder às necessidades sociais, de exclusão e marginalização que possam surgir”.

A governadora civil do distrito de Castelo Branco também esteve presente nesta cerimónia onde lembrou o essencial da história das misericórdias e a sua importância na sociedade. “Até ao 25 de Abril de 1974 as Santas Casas eram a única instituição que se substituía ao Estado no respeitante ao apoio social. Sob as leis da igreja católica, prestava auxílio aos mais desfavorecidos”, lembra Maria Alzira Serrasqueiro, acrescentando que esse “foi um papel que mantiveram, mas trabalhando hoje de mãos dadas com as IPSS, no apoio a dois grupos dos mais vulneráveis, as crianças e os idosos”.

A governadora elogia este trabalho e lembra que Vila Velha de Ródão, que tem agora duas importantes unidades fabris, “tem também hoje condições apetecíveis para fixar gente jovem, com habitação, turismo e instituições como a Santa Casa, que não descuram o trabalho social”.

Reconquista

Sem comentários: