sábado, 7 de agosto de 2010

Santa Casa da Misericórdia do Sardoal e Santa Casa da Misericórdia de Mação

IPSS’s a caminho da certificação
Autor Vania Clemente Economia Ago 6, 2010

A Nersant está a desenvolver um projecto para a implementação do sistema de gestão da qualidade nas instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s) do distrito, que arrancou no final de Julho, com a realização de reuniões preparatórias que serviram para apresentar a ideia e a equipa coordenadora às instituições aderentes.

A Santa Casa da Misericórdia do Sardoal, o Centro de Recuperação e Integração de Benavente (CRIB), a Fundação José Relvas, em Alpiarça, e a Santa Casa da Misericórdia de Mação são as quatro primeiras IPSS’s que já iniciaram o processo.

“O projecto Nersant para preparação e implementação do sistema de gestão da qualidade tem como objectivo preparar as instituições para a qualificação de acordo com as normas da Segurança Social”, explica uma nota de imprensa da associação empresarial, assim “como desenhar um sistema de gestão da qualidade potenciador de melhorias organizacionais, de rentabilidade, e de tempos de resposta”. A primeira etapa já foi concluída em todas as instituições aderentes, tendo a Fundação José Relvas sido a pioneira, a 29 de Julho.

“Entre 1995 e 1997, esta casa sofreu uma remodelação nas suas instalações, o que proporcionou uma melhoria na prestação de serviços aos utentes e o crescimento de novas respostas sociais”, explicou Maria Fernanda, directora da instituição, acrescentando que dadas as crescentes exigências, “a fundação sentiu necessidade de solicitar a colaboração da Nersant” ao nível da consultadoria para implementação do sistema da qualidade.

A responsável referiu ainda que este projecto permite seguir as “orientações da Segurança Social” e assegurar uma “melhoria da prestação de serviços em cada uma das respostas sociais” que vão ser certificadas, e que são a Estrutura Residencial para Idosos (Lar de Idosos), Centro de Dia, Creche, serviço de Apoio Domiciliário, e Centro de Acolhimento Temporário (CAT).

Depois da Fundação José Relvas, já se realizaram as primeiras reuniões de auditoria de diagnóstico na Misericórdia do Sardoal, a 30 de Julho, da Misericórdia de Mação, no dia 3 de Agosto, e o CRIB de Benavente, na quinta-feira, 5 de Agosto.

O Ribatejo

Sem comentários: