quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Santa Casa da Misericórdia do Fundão

PJ propõe acusação a antigo provedor da Misericórdia do Fundão
Por: Agência Lusa

3 de Agosto de 2010 às 18:28h
A Polícia Judiciária propôs ao Ministério Público a acusação do ex-provedor da Misericórdia do Fundão, Manuel Correia, e familiares por apropriação de “milhares de euros da instituição”, adiantou hoje à Agência Lusa fonte daquela polícia.

O atual provedor, Jorge Gaspar, já disse à Lusa que a instituição acompanhará uma eventual acusação e pedirá uma indeminzação por ter pedido, pelo menos, 500 mil euros, enquanto o ex-provedor visado diz que as conclusões da PJ são “uma mentira”.

Segundo fonte da PJ, a investigação à Santa Casa da Misericórdia do Fundão recolheu “elementos indiciadores de apropriação ilegítima de avultadas quantias monetárias”, não especificadas, “ao longo de vários anos e foram constituídos seis arguidos, o ex-provedor e familiares”.

O desvio de verbas era feito através de transferências “feitas com regularidade para familiares, quase a título de ordenados, sem que essas pessoas desempenhassem qualquer tarefa na Santa Casa da Misericórdia do Fundão”.

“O inquérito foi remetido ao Ministério Público com proposta de dedução de acusação”, acrescentou.

As investigações foram desencadeadas por uma denúncia feita pela comissão administrativa que em 2008 passou a dirigir a instituição.

Entre as alegadas irregularidades detetadas estavam uma conta bancária à margem da contabilidade, por onde terão passado, entre 1993 e 2005, mais de 500 mil euros, beneficiando pessoas sem vínculo à instituição e que não lhe prestaram serviços.

Falta de informação sobre donativos desde a década de 70 e inúmeros imóveis que não foram registados a favor da instituição, foram outras das situações sob investigação, denunciadas pela comissão.

“Se o processo levar a uma acusação do Ministério Público, a Misericórdia irá pedir uma indemnização a todos os que de forma injustificada beneficiaram de dinheiros ou outras vantagens”, garantiu à Agência Lusa o provedor Jorge Gaspar.

Sem precisar os valores em causa, Jorge Gaspar coloca-os sempre acima dos 500 mil euros.

“Os factos vão da década de 90 até 2002 ou 2003. É natural que alguns valores não tenham sido apurados e porventura até haja a prescrição de outros. Mas havia vários elementos, como microfilmagens de extratos bancários e cheques relativos a pagamentos indevidos”, explicou à Agência Lusa.

O ex-provedor Manuel Correia disse à Agência Lusa que “é tudo uma mentira, e estou completamente à vontade”.

“Eu prestei declarações e agora vou esperar para saber aquilo de que me acusam, pois, em termos de consciência, penso que não há absolutamente nada”, concluiu.

Reconquista

Sem comentários: