sábado, 7 de agosto de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Óbidos

Misericórdia de Óbidos abre creche em Setembro
Publicado a 6 de Agosto de 2010

Com as obras praticamente finalizadas, a creche da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos prepara-se para abrir as portas em início de Setembro.
Este novo equipamento terá capacidade para 33 crianças, dividida pelas valências de berçário (com capacidade para oito bebés), uma sala para crianças de um e dois anos (com capacidade para12 meninos) e uma outra para crianças até três anos (com 13 vagas).
Até à data tem sido a valência de berçário a que tido mais procura, mantendo-se as inscrições abertas para as outras duas salas.
A obra começou em Junho do ano passado e possui a particularidade de ter paredes de trombe, que têm a capacidade de acumular o calor e transmiti-lo para o interior dos espaços. “É uma experiência que nos vai permitir poupar energia no aquecimento, uma vez que faz efeito estufa, aquecendo o ar que vai circular por dentro das salas”, explicou o arquitecto e membro da mesa administrativa da Misericórdia, José Duarte. Já existem experiências deste tipo em edifícios de habitação e alguns equipamentos públicos no Ribatejo, “mas não há muitos dados monitorizados”, acrescentou.
O edifício está concluído, faltando apenas os arranjos exteriores, cuja intervenção deverá começar esta semana. É um investimento próximo dos 500 mil euros, co-financiado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) 2 e com o apoio da Câmara de Óbidos.
“Esta creche é feita junto do próprio lar residencial porque pretendemos ter, no âmbito do projecto intergeracional, duas respostas simultâneas para satisfazer a nossa comunidade”, explicou o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Carlos Orlando. Este responsável está convencido que grande parte das crianças a utilizar a creche será das Caldas, dada a proximidade entre o Bairro da Senhora da Luz (pertencente ao concelho de Óbidos, mas que está nos arredores das Caldas).
“Gostávamos muito que a nossa creche fosse um equipamento de educação de referência na região e estamos a esforçar-nos por isso”, referiu Carlos Orlando, acrescentando que terão duas educadoras de infância e quatro auxiliares educativas.
Os interessados em inscrever as crianças na creche poderão fazê-lo através da internet ou dirigir-se à Santa Casa da Misericórdia, onde terão que apresentar a documentação dos rendimentos que serve de base à definição da mensalidade a pagar.
A Santa Casa da Misericórdia de Óbidos já possui um lar residencial com 52 pessoas, um Clube Sénior e presta serviço de apoio ao domicílio a 40 utentes.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetacaldas.com
Gazeta das Caldas

Sem comentários: