quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Alijó

20-09-2010 - 11:03
Santa Casa da Misericórdia de Alijó inaugurou um novo Centro Social

Ministra do Trabalho e Solidariedade Social em Alijó na inauguração do novo Centro Social
O novo espaço vai acolher crianças e idosos de quatro freguesias do concelho de Alijó. Para já vai o centro social vai receber 33 crianças na creche, 23 idosos no Centro de Dia e apoio domiciliário a 30 pessoas.
A inauguração do novo Centro Social decorreu no dia 7 de Setembro e contou com a presença da Ministra do Trabalho e Solidariedade Social, Helena André.
A Ministra que visitou o espaço referiu que o novo equipamento social vai desempenhar “um apoio às famílias que podem agora contar com um equipamento social para deixarem as suas crianças e os seus idosos”, disse.
Helena André, referiu também que o novo Centro Social vai oferecer às famílias “a garantia de que os seus familiares estão numa instalação de muita qualidade” e que isso “permitirá conciliar a sua vida profissional com a sua vida familiar”, sublinhou Helena André.
Durante a sessão de inauguração foram ainda assinados Acordos de Cooperação entre a Ministra do Trabalho e da solidariedade e as entidades locais, que representam uma comparticipação financeira de cerca de 200 mil euros anuais por parte do estado.
Uma obra a muito desejada pela população da freguesia do Pinhão bem como das freguesias próximas. Para Maria Elsa, habitante da freguesia de Pinhão apesar de para agora não ter nenhum familiar que necessite utilizar o novo centro social, afirmou. “Um espaço como este era uma necessidade”. Maria Elsa salientou ainda que ter um espaço social “é sempre bom” pois “também já estou a caminhar para a terceira idade e é bom que tenhamos aqui um centro de dia”, salientou.
Laura Rocha, outra habitante local estava satisfeita com o novo espaço. “Não podia ser melhor. É tudo muito bonito, muito bem arranjado”, disse .
A habitante que recebe apoio domiciliário do centro de dia de Alijó disse que o novo centro social do Pinhão, “foi uma maravilha. Eu vivo sozinha e aqui sempre me distraio”, disse Laura Rocha.
O terreno para a construção do novo espaço foi cedido pela Junta de Freguesia de Pinhão.
Este foi o primeiro equipamento social fora da sede de concelho(Alijó). “É um regozijo para a santa casa participar nesse alargamento do apoio social a estas freguesias”, referiu o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alijó, Manuel Costa. Um alargamento social que o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alijó quer continuar. “Na zona do Castedo, Cotas e Póvoa não existe ainda apoio social e já temos ideia de criar ai uma estrutura, pelo menos de apoio domiciliário”, revelou. Agora a ideia passa por fazer da antiga escola situada junto ao Centro Social um lar de terceira idade, mas para isso é necessário o terreno.” A escola pertence ao Ministério da Educação que neste momento esta a entregar as escolas as câmaras municipais, mas no caso deste ainda não foi feito e é o único entrave que neste momento temos para avançar com o projecto no papel.”, adiantou o presidente da Junta de Freguesia de Pinhão, Pedro Perry.
O novo centro social do Pinhão, em Alijó, criou 14 postos de trabalho.
Terra Quente

Sem comentários: