sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco

Santa Casa da Misericórdia

Obra do século já começou

A construção do edifício para acolher os cuidados continuados de média e longa duração da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco já se iniciou. A nova estrutura está integrada no Complexo Jaqueline, que o provedor Guardado Moreira diz ser a obra do século.

Por: João Carrega

23 de Setembro de 2010 às 10:54h

As obras de construção do edifício para acolher os cuidados continuados de média e longa duração da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco iniciaram-se na passada semana. A obra foi adjudicada à empresa João de Sousa Baltazar, pelo valor três milhões 722 mil 687 euros e 78 cêntimos, a qual terá agora 18 meses para a executar.

Como já referiu ao Reconquista, o provedor Guardado Moreira, "a nova unidade é uma mais-valia para a cidade e para a Região. Nós sempre defendemos os cuidados continuados de média duração (até 90 dias). Inicialmente os serviços responsáveis só nos queriam dar Longa Duração. Mas aquilo que a nossa região necessita é de cuidados de média duração, pois a longa já é, de certa forma, prestada pelos Lares”.

O edifício terá capacidade para acolher 36 utentes de média duração e 17 de Longa Duração. A obra deverá ficar pronta em 18 meses. O coronel José Guardado Moreira, disse ao Reconquista, aquando da adjudicação da obra, que “o número de funcionários também irá aumentar, prevendo-se a contratação de mais 50 colaboradores. Um número que, como sublinhou, “se vem juntar aos actuais cerca de 320 funcionários. Quando a segunda fase estiver concluída teremos que admitir mais 50 empregados”.

Para a realização desta obra, a Santa Casa da Misericórdia tem um financiamento de 750 mil euros por parte do Estado. “Isto significa que haverá por parte da Santa Casa da Misericórdia um forte investimento, quer por fundos próprios, quer com o apoio dos benfeitores, quer por um empréstimo à banca”, explicou na altura José Guardado Moreira.

Primeiro do complexo

Aquele é o primeiro edifício de um complexo ambicioso que inclui, numa segunda fase, a construção de um outro edifício para acolher doentes de Alzheimer (20 utentes), Parkinson (20) e pessoas singulares não autónomas na sua vida diária. Aqui o investimento será de mais três milhões de euros.

Para uma outra fase Guardado Moreira, diz pretender “construir uma nova creche e jardim-de-infância, um novo lar para idosos (60 camas), uma piscina aquecida e um ginásio, e seis apartamentos independentes para quem esteja válido, mas queira viver no campo e apoiado pela Misericórdia”.

Todas aquelas estruturas vão ficar instaladas no Complexo Social Centro Comunitário João Carlos Abrunhosa.

O provedor da Santa Casa mostrou-se satisfeito com o avanço definitivo do processo para aquela a que chamou a obra do século. A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco é hoje uma das principais instituições da cidade. Acolhe nos seus dois jardins-de-infância e creches cerca de 200 crianças, tem 420 idosos nos seus lares, 43 nos centros de dia e 250 nos centros de convívio. O apoio domiciliário é prestado a 100 idosos e possui ainda um serviço de acolhimento emergência social com quatro quartos.

A Santa Casa possui um ainda um “Centro de Medicina de Reabilitação, três museus - Arte Sacra, Agrícola e Arte Ultramarina e presta assistência religiosa”.

Reconquista

Sem comentários: