quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

Cavaco Silva regressou ao Sardoal 16 anos depois
Autor Bruno Oliveira em destaque, twitter, Últimas Set 22, 2010

O Presidente da Republica, Cavaco Silva inaugurou, na quarta-feira dia 22 de Setembro, feriado municipal de Sardoal, uma unidade de apoio a acamados da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal. É uma unidade com capacidade para acolher sete utentes e a nova aposta daquela instituição de solidariedade social da vila.

No seu discurso o Presidente salientou a importância das instituições de apoio social mas deixou um recado a pedir que o poder central, local e as instituições sociais dêem as mãos no combate a pobreza. A este apelo juntou ainda o desabafo que a “pobreza infantil dói ainda mais, porque as crianças são os homens de amanhã”. Contudo, o Presidente da República frisou que a pobreza em Portugal “não é uma realidade sem remédio.

Já o presidente da Câmara de Sardoal, Fernando Moleirinho deixou o lamento de ver o acesso a fundos comunitários cada vez mais difícil e complicado face aos adiamentos e dificuldades de acesso criando constrangimentos aos municípios do interior. Fernando Moleirinho salientou ainda o facto dos planos de ordenamento territoriais terem cada vez mais constrangimentos no que seriam documentos de apoio ao desenvolvimento do território.
Cavaco Silva assistiu ainda ao lançamento do Livro Primeiro da Misericórdia de Sardoal, editado na comemoração dos 500 anos da instituição. Recorde-se que Cavaco Silva voltou a Sardoal 16 anos depois da primeira visita, em 1994, como primeiro-ministro. Nesta altura inaugurou o lar de idosos da Misericórdia e agora, 16 anos depois, voltou como Presidente da Republica para inaugurar outra unidade da mesma instituição.

O Ribatejo

Sem comentários: