segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Ansião

Segunda-Feira, 20 de Setembro 2010

Escrito por Orlando Cardoso
Ontem em pombal e ansião

Secretário de Estado
enaltece PARES para
“reforço da coesão social”

O secretário de Estado da Segurança Social enalteceu a importância do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) para o «reforço da coesão social do país». Pedro Marques referiu-se aos novos equipamentos que inaugurou, ontem, em Ansião e Pombal, como sendo «uma pedra numa grande construção que andamos a fazer em todo o país».
O governante referiu que o Estado «encontrou bons parceiros no país», como é o caso das instituições particulares de solidariedade social, para aumentar a oferta no apoio a crianças e idosos. «É uma boa maneira de gastar o dinheiro dos nossos impostos», disse Pedro Marques.
O governante referiu que tais equipamentos «são do melhor do que se faz no país e na Europa, mas sem luxos e exageros», cumprindo, assim, as características do PARES. Por outro lado, para Pedro Marques «não há investimento tão potenciador de emprego que esta parceria entre o PARES e as IPSS», dando a conhecer que, no país, foram investidos mais de 700 milhões de euros e criados cerca de 14 mil postos de trabalho no âmbito daquele programa de apoio.
Para além do apoio à construção dos novos equipamentos sociais, o secretário de Estado sublinhou a importância dos acordos de cooperação com a Segurança Social com vista a apoiar o funcionamento das instituições.«É muito importante o apoio à obra, mas também o apoio ao funcionamento futuro», disse, acrescentando que «garantirá uma resposta com qualidade aos utentes» assim como «dará conforto e sustentabilidade à instituição».

“Incentivo certo no momento certo”
Em Ansião, Paulo Marques inaugurou a creche da Santa Casa da Misericórdia, que vai criar 29 novos lugares e remodelar outros 37. O investimento público é de 277 mil euros, sendo que o investimento total rondou os 950 mil euros. A creche já conta com um acordo de cooperação assinado com a Segurança Social no valor total anual de 189 mil euros.
Para o provedor da instituição, o PARES «foi um incentivo certo, no momento certo», o que proporcionou a concretização de uma «necessidade mais que evidente». Para Leonel Antunes, a creche é um equipamento que «valoriza Ansião, pelas características do edifício, mas também pelo apoio que presta».
Também o presidente da autarquia não poupou elogios àquele programa governamental, que «está a ter um bom aproveitamento» e fez votos para que o mesmo «possa colmatar outras necessidades no concelho.
Já no concelho de Pombal, Paulo Marques presidiu à inauguração do Centro Social de Vila Cã, dotado de creche, lar de idosos, centro de dia e serviço de apoio domiciliário, servindo mais de uma centena de utentes. Num investimento global de 958 mil euros, foi apoiado em 521 mil euros, tendo, ainda, um acordo de cooperação com um valor total anual de 299 mil euros.
Um equipamento que, na opinião do presidente da Direcção, «era há muito esperado pelos sócios e pela população em geral». Daniel Santos enalteceu a importância daqueles serviços sociais, considerando-os «importantes e imprescindíveis», acrescentando que «é um dever moral e ético fazermos o que está ao nosso alcance para apoiar quem precisa».

Bispo de Coimbra benzeu Centro Social da Pelariga
Ainda no concelho de Pombal, foi inaugurado o Centro Social e Paroquial da Pelariga, que representa um investimento de 573 mil euros, apoiado em 286 mil euros. O equipamento, benzido pelo bispo de Coimbra, Albino Cleto, passa a ter creche para 33 utentes, que começou a funcionar este mês com 20 crianças. Alberga, ainda, o Centro de Actividades de Tempos Livres e a componente de Apoio à Família (almoço e prolongamento de horários).
A instituição tem a seu cargo, também, o fornecimento de cerca de 90 refeições diárias aos alunos da escola do 1.o Ciclo da freguesia. No apoio a idosos dispõe de serviço de apoio domiciliário e agora de centro de dia.
Para o presidente da direcção, «quando nos unimos até o impossível se torna possível». O padre Paulo Simões fez questão de sublinhar a importância das parcerias que permitiram à instituição concretizar aquele projecto. «A construção de pontes torna-nos mais aptos para servir as famílias», disse.
Quem também não escondeu a sua satisfação foi o presidente da Câmara Municipal de Pombal. Narciso Mota revelou-se «feliz e esperançado naquilo que se tem vindo a fazer na área social no nosso concelho e no país», referindo que todas as 17 freguesias estão dotadas de equipamentos sociais, sete dos quais apoiados pelo PARES. O autarca aproveitou a ocasião para prestar homenagem «aos obreiros e mentores» daqueles dois centros sociais – Vila Cã e Pelariga – que foram construídos, também, com o apoio da Câmara Municipal a que preside, em algumas centenas de milhares de euros.
Na Pelariga, Narciso Mota transmitiu que o «povo reclama e merece um lar de idosos». Um projecto que o autarca está esperançado quanto à sua concretização. «O povo sabe dar as mãos para ir ao encontro da felicidade», disse.

Diário de Coimbra

Sem comentários: