domingo, 19 de setembro de 2010

Santa Casa de Misericórdia de Pereira

Escrito por Manuela Ventura
FREGUESIA DE PEREIRA

Misericórdia constrói
unidade e cuidados
continuados

Máquinas entram hoje no terreno, na Urbanização da Quinta de S. Luiz, e a obra deverá estar concluída em Fevereiro/Março do próximo ano. Falamos da Unidade de Cuidados Continuados de Pereira, um projecto com chancela da Santa Casa de Misericórdia, que pretende ser uma resposta eficaz e de proximidade para a freguesia e para o concelho de Montemor.
«Nem na freguesia de Pereira nem o concelho de Montemor existia nada no género e, como tal, trata-se de uma obra muito importante», afirma, visivelmente satisfeito, o provedor da Santa Casa, Salvador Félix. Apaixonado pelas obras de carácter social, Salvador Félix esteve nove anos à frente dos destinos da Misericórdia de Pereira, tendo saído em 2006, para regressar no ano passado e dar continuidade a um conjunto de projectos que reputa de fundamentais para a freguesia.
O projecto da Unidade de Cuidados Continuados, estruturado por Daniela Veiga, que também faz parte da direcção da Santa Casa, é um deles, e foi aprovado no âmbito de uma candidatura ao Programa Modelar da Administração Regional de Saúde do Centro, que visa criar respostas de internamento de média e longa duração, e tem um financiamento garantido de 750 mil euros. «Temos de aproveitar esta oportunidade», sublinha o provedor, que prometeu ir a Fátima a pé e garante que, «agora que a obra vai começar, vou cumprir a promessa». Homem de fé, Salvador Paixão Félix esteve para empreender esta peregrinação no passado fim-de-semana e só não o fez porque a presença do rancho, ao qual também está ligado, num festival de folclore, o obrigou a um adiamento. Todavia, afiança que a «promessa vai ser cumprida o mais depressa possível».
Se o financiamento garantido tem algum peso, a verdade é que representa pouco mais de metade do investimento total previsto, cifrado em 1.300 mil euros. Mas nem essa verba, que a Misericórdia de Pereira «não tem», o “aflige”. Garantida é a necessidade de recorrer à banca e, para além disso, Salvador Félix acredita na boa-vontade e no espírito solidário dos habitantes da freguesia. «Um munícipe já me prometeu dar 500 euros», diz, satisfeito, acreditando que muitos outros se vão aliar a esta causa - «porque a obra é para benefício da população» - a dar «qualquer coisinha», pois, «por pouco que seja, é uma ajuda».
O provedor acredita, também, em possíveis mecenas e ainda na «ajuda dos amigos». «Já tenho garantida a oferta dos painéis solares», refere, convicto que, quer em termos de equipamentos, quer de materiais, «sempre em estreito cumprimento com as exigências», «vamos conseguir a ajuda dos amigos». À “listagem” soma ainda «as entidades da região», apontando, nomeadamente, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e a Junta de Freguesia de Pereira. Todavia, confessa que as suas grandes esperanças, em termos de apoio, estão «no povo de Pereira». «A partir do momento em que a população vir a obra a andar, acredito que nos vai dar a sua ajuda».

Trinta camas ao serviço
A unidade pretende dar resposta às necessidades de cuidados de saúde e sociais, especialmente à população com mais de 65 anos, que carece de cuidados continuados integrados de longa ou média duração, da freguesia de Pereira e do concelho de Montemor, ou de outros concelhos, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
Vai ficar dotada com uma valência de cuidados de longa duração e manutenção, com uma capacidade máxima instalada de 25 camas, e uma valência de cuidados de média duração e reabilitação, com um máximo de cinco camas.
O facto de «a taxa de cobertura de cuidados continuados no concelho de Montemor ser de zero», bem como a existência de uma vasta franja populacional «envelhecida e com elevados índices de incapacidade», foram factores decisivos para a Misericórdia avançar com o projecto, diz ainda Daniela Veiga, sublinhando que a instalação desta unidade vai permitir «maximizar o rácio de camas de cuidados continuados no distrito de Coimbra em cerca de 6,2 por cento».
De acordo com aquela responsável, a unidade vai garantir, quer na unidade de média duração e reabilitação, quer na valência de longa duração, cuidados médicos e de enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, apoio psicossocial, actividades de convívio e lazer, actividades de manutenção e estimulação, controlo fisiátrico, animação sociocultural, bem como apoio no desempenho das actividades da vida diária, cuidados de higiene e conforto, alimentação e administração de fármacos.

Parcerias com Escola
de Enfermagem e dois hospitais
A criação da Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Pereira vai permitir a criação de pelo menos 23 novos postos de trabalho, distribuídos entre a equipa técnica, administrativa e auxiliar. Garantidas estão, também, desde já, de acordo com Daniela Veiga, parceiras com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, entidade relativamente à qual a estrutura de Pereira vai funcionar como Unidade Piloto de Investigação na área dos Cuidados Continuados. Certas estão, também, parcerias com o Hospital Distrital de Pombal, relativamente ao encaminhamento de utentes para a unidade de internamento, bem como com o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede, que vai garantir, numa fase inicial, explica Daniela Veiga, o fornecimento de fármacos, enquanto a farmácia da unidade não estiver licenciada, bem como a realização de análises clínicas e exames de radiologia e ecografia, para além de receber profissionais de Pereira no sentido de garantir a sua formação.

Diário de Coimbra

Sem comentários: