sábado, 4 de setembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Penafiel

Misericórdia fecha ATL de surpresa e alega falta de apoio estatal
00h30m
António Orlando
A Santa Casa da Misericórdia de Penafiel encerrou o centro de Actividades de Tempos Livres de Rio Mau, alegando prejuízos incomportáveis para a instituição desde que a Segurança Social cortou os apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A presidente da Junta de Rio Mau, Luisa Sampaio, lamenta o fecho de “surpresa”. “Foi de um dia para o outro”, diz. O provedor da Misericórdia nega que assim tenha sido e garante que a 29 de Julho redigiu um ofício onde relatava a decisão. “Enviei-o aos pais no dia 2 de Agosto último”, precisou o provedor Fernando Gonçalves.

“O Estado deixou de comparticipar e no último ano tivemos um prejuízo de 80 mil euros. Não despedimos ninguém. Os funcionários passam a trabalhar na creche da cidade que vai ser brevemente inaugurada” acrescentou.

Desde o dia 1 de Setembro, o ATL de Rio Mau deixou, assim, de receber as 13 crianças que ali acolhia e onde lhes proporcionava experiências que os ajudavam a crescer na ausência laboral dos pais.

Refira-se que é escassa a oferta deste tipo de serviço naquela zona sul de Penafiel, fronteiriça ao concelho de Gondomar. A Junta dá tecto a um outro ATL que é gerido pela Associação Para o Desenvolvimento de Rio Mau, “mas a sua lotação está ultrapassada, não há espaço para mais ninguém”, explicou ao JN, a presidente da Junta.

JN

Sem comentários: