quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

AULAS ARRANCAM DIA 4 DE OUTUBRO

Academia da Terceira Idade com maior número de estudantes

Publicado na Quarta-Feira, dia 29 de Setembro de 2010, em Actualidade

As aulas da Academia da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo arrancam no próximo dia 4 de Outubro, com 248 inscritos dos quais 45 são “caloiros”.

Segundo a responsável, Ana Macedo Pereira, o número de estudantes tem vindo a aumentar de ano para ano, o que justifica a aposta numa infra-estrutura adequada para a instalação da Academia, por parte daquela instituição de acção social.

A Academia da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH) prepara-se para arrancar com o maior número de inscritos nos seus sete anos de actividade.

O novo ano lectivo, a ter início no dia 4 de Outubro, conta com 248 inscritos dos quais 45 são “caloiros”, que estão integrados em várias turmas de 18 áreas de formação.

Segundo a responsável pela Academia, Ana Macedo Pereira, o número elevado de estudantes deve-se também ao trabalho desenvolvido ao longo do percurso e, por isso, justifica a aposta numa infra-estrutura adequada às suas finalidades.

“É um número significativo e um sinal positivo ao nosso percurso. Poderia ser mais elevado se tivéssemos melhores condições a nível de espaço para leccionar mais aulas ao mesmo tempo”, considera em declarações à “a União”, acrescentando que, segundo a informação que dispõe, a SCMAH pretende avançar com a ideia. “No projecto do Convento das Concepcionistas figura um espaço concebido para ateliers, ginásio amplo, e espaço dedicado à Academia”, diz.

Ana Macedo Pereira explica que algumas das 18 áreas de formação disponíveis são desdobradas em várias turmas, não só pelo elevado número de interessados mas também pelos níveis de dificuldade diferentes.

As mais procuradas pelos estudantes são as disciplinas de Informática (70 inscritos), Inglês (55 inscritos); Artes Decorativas (35 inscritos); e Motricidade (84 inscritos), um conjunto de escolhas que, à primeira vista, dá indicação de um gosto especial pelos trabalhos manuais e pela dinâmica envolvente.

Contudo, as Letras e as Línguas também conseguiram cativar muitos interessados. Enquanto a área de formação de História e Património Regional contém 30 inscritos, a aprendizagem em Espanhol prevê a frequência de 21 alunos.

Em suma, seguem Coro (26 inscritos); Nutrição e Dietoterapia (21); Estimulação Psico-social (19); Educação para a saúde (18); Confecções e reciclagens em costura (14); Arraiolos e bordados (12); Expressões (12); Língua Portuguesa (9); Oficina da Escrita (8); e Francês (8).

Já sobre as novidades na área de formação para 2010/2011, a responsável indica Psicologia do envelhecimento Gestão da Imagem, com 27 e 12 inscritos, respectivamente, sendo que, por outro lado, não poderão avançar, por indisponibilidade da formadora, as disciplinas de Formação Musical e Prática de teclado.

Entretanto, a responsável informa que o auditório da sede social da SCMAH acolhe hoje, quarta-feira, um encontro com todos os alunos da Academia, a partir das 15h00, para marcar a abertura do novo ano lectivo.

“Duplo papel”

De acordo com Ana Macedo Pereira, as aulas da Academia da Terceira Idade da SCMAH, ministradas por professores em regime de voluntariado, assumem um “duplo papel” quer por parte do formador quer do aluno.

“Há uma interacção e dinamismo nessa volta aos bancos da escola. É um espaço de aprendizagem mas também de partilha de conhecimentos”, sublinha ao indicar a finalidade do projecto. “É uma oportunidade de tempo livre de forma útil para a sua expectativa de velhice, que deve ser bem recebida e activa, e uma forma de convívio já que os reformados dispõe de mais tempo para a vida social”, remata a responsável.

Sónia Bettencourt
sonia@auniao.com

Sem comentários: