sábado, 23 de julho de 2011

Santa Casa da Misericórdia de Loulé

Bandeira eleitoral levantada por Seruca Emídio há mais de dez anos

Edifício do Hospital de Loulé após ter sido recuperado
Inauguração actual, realizada a 8 de julho de 2011


A Câmara Municipal de Loulé num comunicado emitido cerca da inauguração do Hospital de Loulé, recordou que o Hospital da Misericórdia de Loulé – outrora designado como Hospital de Nossa Senhora dos Pobres -, é um edifício do século XVI, criado por D. Sebastião para dar resposta de retaguarda aos feridos que vinham do norte de África.

Com quase cinco séculos de história, ganhou uma importante dinâmica a partir da década de 50 do século XX com um projecto trifaseado de requalificação. Foi aqui que nasceram gerações e gerações de louletanos, o que, sem dúvida, é um cunho importante para a comunidade.

Funcionou até 1975 como Hospital da Misericórdia, passando depois para a tutela do Ministério da Saúde.

Já na década de 80, com a sua integração no Serviço Nacional de Saúde, e à semelhança do que aconteceu um pouco por todo o País, o edifício e os seus serviços foram-se degradando e, em 1992, com a construção do novo Centro de Saúde de Loulé, o Hospital encerrou portas como unidade hospitalar. Até 2003, passou apenas a albergar doentes na sua maioria idosos e em fase terminal de vida.

A requalificação desta unidade hospital "constitui, desde o primeiro momento em que o actual presidente da autarquia tomou a decisão de se candidatar à liderança da Câmara - já lá vão quase dez anos - uma das suas bandeiras eleitorais e uma luta pessoal", revela o comunicado, para de seguida acrescentar que o processo foi moroso e "nem sempre teve os apoios necessários", registando mesmo vários recuos.

Em 30 de Setembro de 2005, no quadro de despacho do Ministro da Saúde - o Hospital Distrital de Faro denunciou o Acordo de Intenções, o que retirou a sustentabilidade económica ao projecto e levou à desistência por parte dos Hospitais Privados de Portugal e à suspensão de acções que estavam já em curso. Mas a autarquia presidida por Seruca Emídio uniu esforços com a Santa Casa da Misericórdia e, após várias adversidades que foram encontradas pelo caminho, finalmente este projecto chegou ao final.

Deste modo, o Hospital que durante décadas esteve sob direcção da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, depois de uma requalificação profunda levada a cabo nos últimos anos, abre-se a uma nova fase da sua vida, virado para a modernidade e para a qualidade dos serviços prestados à população. Numa altura em que a Saúde constituiu uma das áreas mais sensíveis e para a qual é necessário dar uma resposta urgente e eficaz para bem das populações, este Hospital fará toda a diferença.

Redacção/RS
17:15 segunda-feira, 11 julho 2011

Sem comentários: