quinta-feira, 28 de julho de 2011

Santa Casa da Misericórdia do Porto

Instituições do Porto querem museu e bilhete cultural único


Instituições do Porto querem museu e bilhete cultural único
Bilhete para a Torre dos Clérigos deverá ser válido para outros espaços. Foto: Arquivo
A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) quer maior cooperação com outras instituições da cidade, com vista ao desenvolvimento de serviços partilhados na área da cultura e da saúde. A vontade está inscrita num protocolo, assinado esta quarta-feira.
A criação de um Museu das Irmandades, de um bilhete cultural único e de economias de escala no domínio dos serviços de saúde são alguns dos passos previstos para a Rede de Cooperação das Irmandades e Outras Instituições (RCI).
Esta plataforma de “congregação de esforços” foi formalizada na presença do bispo do Porto, através da assinatura de um protocolo entre a SCMP, a Ordem da Trindade, a Ordem do Terço, a Irmandade dos Clérigos, o Hospital de Santa Maria e a Universidade Católica.
“Esta é uma primeira pedra de um edifício que queremos que seja mais vasto e ambicioso. Vamos fazê-lo com cuidado e cautela, sem estar à espera de apoio de suportes públicos que poderão não existir ou ter cabimento. Vamos fazê-lo com boa vontade. Num momento de crise é possível transformar a dificuldade em oportunidade”, destaca António Tavares, provedor da SCMP.
Mais entidades poderão aderir à rede e “há outras áreas” que podem vir a ser desenvolvidas no futuro, nomeadamente ao nível da “economia social”, acrescenta.
Museu e bilhete cultural
Para já, a RCI quer estudar a criação de um Museu das Irmandades que reúna os “simpáticos, significativos e generosos patrimónios artísticos” destas instituições.
“O Porto tem muitos edifícios vazios, muitos deles públicos. Se não houver decisões para esses edifícios poderemos encontrar aqui uma solução. Vamos fazer o diálogo com várias entidades. As entidades aqui presentes também têm os seus edifícios e poderão albergar nos seus edifícios uma parte deste espólio”, observa o provedor.
A outra intenção é criar um bilhete cultural único “que possa ajudar as receitas destas instituições e criar condições para que quem vá visitar a Torre dos Clérigos possa visitar qualquer outro dos espaços destas instituições”.
Atentas às mudanças no SNS
Na área da saúde, António Tavares sublinha que as instituições da RCI vão estar “atentas” aos projectos do Governo para o Serviço Nacional de Saúde, pretendendo fomentar a existência de “serviços partilhados e troca de experiências”.
A intenção é fazer compras e dialogar em conjunto, melhorando as ofertas.
“Se formos ao mercado comprar individualmente vamos comprar mais caro. Queremos começar a desenvolver mecanismos que permitam economias de escala e sinergias que possam ser utilizados por todos os parceiros”, afirma António Tavares.

Sem comentários: