sábado, 2 de julho de 2011

Santa Casa da Misericórdia do Porto

Clérigos buscam apoios para reencontrar cidade

2011-06-30
P.O.S
Firmado, quarta-feira, um protocolo entre a Irmandade dos Clérigos e a Santa Casa da Misericórdia do Porto marca, simbolicamente, o arranque de um processo de requalificação, preservação e ligação à cidade daquele que é o mais reconhecido espaço monumental. O 250.º aniversário da Torre dos Clérigos, em 2013, será a meta de um processo ambicioso, a que também o JN se associa.
Segundo o padre Américo Aguiar, que assumiu a presidência da Irmandade dos Clérigos no início deste ano, este acordo com a Misericórdia (simbólico pois foi da Santa Casa que emanou esta irmandade de assistência aos clérigos pobres, resultante da fusão de várias ordens) é o primeiro de outros a ser firmados, designadamente com a Câmara do Porto, a Direcção Regional de Cultura ou mecenas, individuais ou empresas, para dar ao património não apenas a dignidade que merece, mas uma ligação mais íntima com a cidade e com quem a visita.
Da Misericórdia beberá a Irmandade dos Clérigos o saber e a rede, que, como notou o provedor daquela instituição, António Tavares, será alargada às restantes irmandades e ordens terceiras do Porto. Para os Clérigos, é urgente a reabilitação dos espaços, sujos e degradados, e criar uma estrutura administrativa e financeira capaz.
Jornal de Notícias

Sem comentários: