sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia da Chamusca

Chamusca
Misericórdia inaugura quinta-feira Unidade Cuidados Continuados
por Lusa09 Dezembro 2009

A Misericórdia da Chamusca inaugura quinta-feira uma Unidade de Cuidados Continuados, que aumentará a oferta da rede nacional em 43 camas para as tipologias de média duração e reabilitação (21 camas) e longa duração e manutenção (22 camas).

Fernando Milheiro, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, disse hoje à agência Lusa que a Unidade foi instalada no antigo hospital da SCMC, numa adaptação orçada em 1,2 milhões de euros que contou com financiamentos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e da Câmara Municipal.

Na cerimónia de inauguração, para a qual foram convidadas as ministras da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social, vão ser assinados os acordos com os dois Ministérios que vão permitir o encaminhamento de utentes, disse.

Esta unidade vem juntar-se às quatro existentes no distrito de Santarém, duas delas de média duração e reabilitação (Liga dos Amigos do Hospital de Santarém e Misericórdia do Entroncamento), uma de longa duração e manutenção (Misericórdia de Tomar) e outra de cuidados paliativos (Centro Hospitalar do Médio Tejo).

Estas unidades integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), criada em Junho de 2006, que visa a continuidade dos cuidados de saúde e apoio social prestados a pessoas em situação de dependência com falta ou perda de autonomia, promovida em parceria pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social, em conjunto com prestadores.

Esta rede, a desenvolver de forma progressiva no espaço de uma década, serve de retaguarda aos hospitais, permitindo libertar camas ocupadas por pessoas que necessitam de cuidados que passam a ser prestados pelas instituições, públicas e privadas, que celebram os acordos de acolhimento.

A rede integra unidades de internamento, de ambulatório e equipas domiciliárias, prevendo seis tipologias (convalescença, média duração e reabilitação, longa duração e manutenção, cuidados paliativos, unidade de dia e promoção da autonomia e equipas domiciliárias).

No primeiro semestre deste ano, a rede permitiu a criação de mais 628 camas em relação ao final de 2008, na sua maioria respeitantes a unidades de média e longa duração (mais 172 e mais 417, respectivamente), apresentando uma oferta total de 3.498 camas, de acordo com a monitorização disponibilizada no site da RNCCI.

A Santa Casa da Misericórdia da Chamusca tem ainda a funcionar um lar de idosos, com 50 camas, incapaz de dar resposta à "lista de espera enorme", disse Fernando Milheiro.

Em projecto está a construção de um lar residencial, com 12 vivendas, adiantou.

Segundo disse, a Misericórdia da Chamusca tem ainda a funcionar uma creche, um jardim-de-infância e actividades de tempos livres para as crianças, além de um centro de dia e apoio domiciliário para idosos.

DN

Sem comentários: