quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Santo António - Lagoa - Açores

LAGOA: Lar de Santo António assinala quadra natalícia

Os idosos do Lar da estiveram ontem reunidos na sua festa anual de Natal. Contando com a presença do Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, e da directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, Isabel Berbereia, esta festa juntou mais de uma centena de pessoas em convívio, entre idosos deste lar e respectivas famílias.

Para o Presidente da Câmara municipal de Lagoa, João ponte, este lar assume-se já como uma referência pelo tipo e qualidade dos serviços que tem prestado em prol dos seus utentes e da comunidade em que se insere. Segundo o autarca lagoense tal deve-se à Mesa Administrativa desta Santa Casa da Misericórdia, bem como de todos os seus funcionários pela dedicação, paciência e serviço que colocam à disposição destes residentes.

Por tal facto, o edil lagoense reconheceu o trabalho meritório que a Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa tem desenvolvido não só pelo seu Lar de Idosos, como por todas as suas valências que prestam um importante papel social dentro do concelho.

João Ponte aludiu ainda aos projectos previstos por esta Santa Casa, nomeadamente do CAO (Centro de Actividades Ocupacionais) que se revela de extrema importância para o concelho, que não dispõe de um equipamento do género, levando a que as crianças e jovens com deficiência do concelho tenham de se inserir em equipamentos deste tipo fora do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa garantiu ainda que a autarquia, dentro daquilo que são as suas possibilidades e limitações, está sempre disponível para colaborar com qualquer que seja o projecto que a Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa queira realizar no futuro “pois esta é uma instituição âncora do Concelho pelos serviços prestados na área social”.

A concluir o autarca reconheceu ser ainda necessário fazer muito na prestação de serviços sociais dentro do Concelho que, apesar de estar em franco desenvolvimento, criando riqueza, ainda tem uma “franja da sua população que necessita de intervenção social e que só a Santa Casa pode dar”

Isabel Berbereia directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, referiu-se ao papel das Santas Casas da Misericórdias em relação às outras instituições de solidariedade social, pela sua defesa dos mais necessitados e, no caso concreto da Lagoa, Isabel Berbereia apelou à Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa para que esta continue a olhar para as dinâmicas e necessidades da comunidade do Concelho da Lagoa “olhando para os jovens, crianças e idosos, nomeadamente para os mais excluídos, isolados e desprotegidos”.

“Este é o grande desafio das Santas Casas da Misericórdia dos Açores e de Portugal e sem isso estaríamos a contrariar o próprio espírito daquilo que são as irmandades”, referiu.
A concluir a directora Regional da Solidariedade e Segurança Social reconheceu que os desafios para este tipo de instituições assumem actualmente um papel de maior exigência e, no caso da Santa Casa da Misericórdia de Santo António torna-se necessário congregar o maior número de irmãos possível em torno desta causa “para que a apoiem e contribuam activamente para o fortalecimento e crescimento desta Santa Casa”.

João Manuel Sousa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa, salientou ainda a longa caminhada que esta misericórdia tem realizado ao longo dos últimos anos, só possível com “muito esforço e algum engenho”, nomeadamente no que concerne ao seu financiamento.

“Não podem esquecer que esta Santa Casa é ainda um bebé, pelo que não dispõe de recursos próprios e, por isso, tem necessidades de apoio acrescido nesta instituição”, disse.

João Manuel Sousa manifestou ainda o seu apreço por todos quantos, diariamente, prestam serviço nesta instituição, nomeadamente no Lar de Idosos, e que só pelo seu empenho e dedicação conseguem fazer deste um Lar de qualidade reconhecida e que vem desempenhando um importante papel em prol da comunidade.

Quarta-Feira, dia 23 de Dezembro de 2009


Açores Digital

Sem comentários: