terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa

LAGOA: Santa Casa da Misericórdia é instituição “âncora”

A Santa Casa da Misericórdia de Santo António é uma instituição “âncora” no Concelho de Lagoa. A ideia foi defendida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, durante a festa de Natal desta misericórdia que decorreu no Salão Paroquial de Santa Cruz, na Lagoa.
Para João Ponte, a Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa tem tido um papel fundamental tanto no apoio a jovens, como no apoio aos mais idosos, sendo, por isso, “uma instituição que merece ser apoiada”.

Na ocasião o autarca lagoense deixou o repto ao Governo Regional dos Açores para que o mesmo apoie mais esta misericórdia, atendendo ao serviço que a mesma presta ao concelho e à sociedade e pelo facto da mesma não dispor de receitas próprias, como sucede noutras instituições do género. “A Santa Casa da Misericórdia de Santo António não tem receitas próprias, não tem farmácias, não tem património nem é accionista de instituições financeiras”, referiu.

Por todas estas razões o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa considerou que esta misericórdia precisa de um maior apoio de todos para que “consiga fazer uma verdadeira política social neste concelho, um concelho em desenvolvimento mas que ainda tem muitas carências sociais”.

Para o Provedor desta Santa Casa, João Manuel Moniz de Sousa, esta festa de Natal vem no seguimento do que já vem sendo habitual nesta altura do ano, uma altura carregada de simbolismo, surgindo como uma oportunidade de convívio entre os idosos do concelho, uma opinião partilhada por António Borges, responsável pelo Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa, que se congratulou com a presença de todos quantos participaram nesta festa mostrando um enorme espírito de solidariedade e de alegria.

Tendo como cenário o Salão Paroquial de Santa Cruz, na Lagoa, esta festa foi precedida de uma celebração eucarística pelo Capelão Padre João Furtado, proferida na Igreja de Santa Cruz. Durante a festa os mais de 100 idosos que estiveram neste local puderam desfrutar de momentos de muita animação com a viola portuguesa de Alfredo Gago da Câmara, e a viola de fado de Ricardo Melo, entre outros.
No próximo dia 22 de Dezembro a Festa de Natal será no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa, uma ocasião que servirá para juntar em clima de festa os idosos deste lar e os seus respectivos familiares. O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e alguns membros do Governo Regional dos Açores marcarão presença neste evento que pretende levar um pouco mais de alegria a todos os idosos residentes neste lar, numa quadra natalícia que apela aos valores da família e da solidariedade entre todos.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa é a mais jovem da região tendo sido criada a 12 de Janeiro de 2001. Desde então tem sido notório o seu apoio às causas sociais da Lagoa, destacando-se a construção do Lar de Idosos na Lagoa e a criação de um Lar de Jovens em Risco, dois equipamentos sociais de grande importância para o Concelho de Lagoa.

Segunda-Feira, dia 21 de Dezembro de 2009

Azores Digital

Sem comentários: