sábado, 19 de novembro de 2011

Santa Casa da Misericórdia da Covilhã

Notícias
                         
Quinta-feira
Nov172011

Misericórdia quer cortar subsídios

A Misericórdia da Covilhã quer suspender os subsídios de Natal e de férias e reduzir vencimentos em 10 por cento já a partir de dezembro, disseram àagência Lusa fontes ligadas à instituição.
As medidas foram comunicadas pelo recém-eleito provedor, Carlos Casteleiro, numa reunião realizada na segunda-feira com os trabalhadores das diferentes valências da Misericórdia, que atravessa dificuldades financeiras.
De acordo com várias fontes ouvidas pela Lusa, o provedor pretende a suspensão dos subsídios de Natal e férias durante 26 meses e cortes de 10 por cento em vencimentos, sendo que as medidas são para vigorar já a partir de dezembro.
Carlos Casteleiro remeteu mais detalhes para reuniões individuais, com cada um dos trabalhadores.
Contactado pela Lusa, aquele responsável recusou-se a fazer comentários, dizendo só prestar esclarecimentos numa conferência de imprensa a agendar para sexta-feira. A mesma já está marcada para as 15 horas.
Na tomada de posse como provedor, a 29 de outubro, Carlos Casteleiro referiu que os recursos humanos da instituição "são exagerados para a atual produção", admitindo a criação de novas valências.
Considerou ainda que "os vencimentos de alguns funcionários do quadro, perante a conjuntura, pecam por excesso" e que "o setor de compras está descoordenado".
Apontou como um dos objetivos conseguir "períodos de carência para liquidar o passivo", da ordem de "alguns milhões de euros".
Fonte do Sindicato da Função Pública disse à Lusa que os cortes anunciados "estão completamente à margem da lei" e já pediu uma reunião urgente com o provedor para esclarecer os cortes anunciados.
A Misericórdia da Covilhã emprega cerca de 130 funcionários em dois infantários, um lar de idosos e um centro de meios de diagnóstico.

Sem comentários: