sábado, 19 de novembro de 2011

Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa

2011-11-17 19:51:56

Do provisório ao moderno

Creche da Graciosa, JI e CAO vão ter casa nova





Esta quarta-feira foi "um dia de grande alegria para a população da Graciosa", nas palavras da provedora da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa.
Adelaide Teles falava durante a cerimonia do lançamento da primeira pedra da creche, jardim de infância e centro de actividades ocupacionais para portadores de deficiência, que apenas o vento forte e a constante ameaçada de chuva quase prejudicavam.
Para a Santa Casa da Misericórdia trata-se do justo reconhecimento, já que foi a primeira instituição a abrir um jardim de infância, na Graciosa, em 1981. Este dia há muito que era esperado, porque as 3 valências funcionam em instalações provisórias há mais de uma dezena de anos.




O novo edifício vai ser construído junto ao Palácio da Justiça, nos próximos 18 meses e custará 2 milhões e 300 mil euros, totalmente financiado pelo governo regional.
Esta nova infra-estrutura, com uma área de 4.598 metros quadrados, permite dar resposta à lista de espera passando das actuais 63 crianças, para uma oferta de 110 lugares.
A Secretária Regional do Trabalho e da Solidariedade Social sublinhou a importância das parcerias com as misericórdias em projetos desta dimensão, a favor das famílias e do desenvolvimento dos Açores.
Nesta medida, acrescentou que as valências da Santa Casa receberam apoios do governo, em 2010, na ordem dos 770 mil euros, e que a remodelação do lar de idosos de Santo Cristo foi superior a 900 mil euros. Foi também atribuído à Santa Casa da Misericórdia da Praia da Graciosa um apoio de 300 mil euros, destinado à remodelação de quatro moradias para idosos que já foram inauguradas na última visita estatutária.
Ana Paula Marques anunciou ainda a instalação de um centro de dia na Luz, em colaboração com o centro social e paroquial daquela freguesia.


por: Luís Costa

Sem comentários: