Utentes da Misericórdia de Chaves festejaram o dia de S. Martinho
Mantendo-se fiel à tradição, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves celebrou o Dia de S. Martinho na companhia dos utentes de todos os equipamentos sociais da Instituição.

Encontro de gerações
O Centro Social de Casas dos Montes proporcionou um encontro de gerações, juntando no mesmo espaço os idosos do Lar Padre Justino Magalhães e as crianças do Jardim-de-Infância.
Não faltou a ementa típica de S. Martinho, castanhas, fêveras, sardinhas, pão centeio e a jeropiga. As sobremesas tiveram a colaboração dos encarregados de educação.
O provedor endereçou uma palavra de agradecimento a todos os colaboradores da Instituição, bem como aos pais das crianças que “amavelmente colaboraram com a confecção de sobremesas”.
João Paulo Abreu salientou ainda que “ao longo do ano pretendemos desenvolver uma série de actividades que dêem continuidade ao desenvolvimento adequado das crianças” e deixou um repto: “apesar da conjuntura económica e social não ser a melhor, contamos com o apoio e colaboração de todos, para continuarmos a dar resposta aos desafios diários que surgem”, rematou.
Convívio e animação
Os encontros foram animados ao som de música e com muita animação.
Todos os magustos, celebrados em todos os equipamentos sociais da Misericórdia, foram partilhados com a direcção da Instituição e os respectivos mesários responsáveis, em ambiente de convívio familiar, servindo para os utentes recordarem vivências passadas e darem um pé de dança.
De acordo com a equipa de animação sócio cultural da Misericórdia de Chaves, “promover momentos de entretenimento aos utentes e interacção social, mantendo vivas as tradições, fazem parte dos objectivos principais da realização dos magustos”.
O Lar de Santa Isabel contou com a colaboração do Rancho Folclórico de Santa Valha. Cândido da Rosa levou animação ao lar de idosos, através da concertina e ao som de um reportório de músicas tradicionais populares. Os utentes do Lar de Nossa Senhora da Misericórdia e do Centro Social de Casas dos Montes também estiveram presentes.
Na passada sexta feira, o convívio de S. Martinho, na Escola de Artes e Ofícios, juntou as crianças e jovens do Lar de Infância e Juventude e do Centro de Acolhimento Temporário, contando com a presença do pároco Delmino Fontoura, que colaborou com a dádiva de castanhas.
De acordo com Amílcar Cunha, mesário responsável pelo equipamento, “ainda continua a haver solidariedade por parte das pessoas e dos colaboradores da Instituição em dar continuidade às actividades e projectos de causas sociais”.
No Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Vidago, as crianças do jardim-de-Infância cantaram para os idosos e dois utentes interagiram activamente, através do canto de fados e do toque de acordeão.
Sandra Gonçalves
Santa Casa da Misericórdia de Chaves
Sem comentários:
Enviar um comentário