segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha

Utentes e funcionários animaram Festa de Natal da Misericórdia Publicado a 23 de Dezembro de 2010 .

Decorreu na tarde de Domingo, 12 de Dezembro, a tradicional Festa de Natal da Sta. Casa da Misericórdia das Caldas.
A festa contou com a participação das pessoas a quem a instituição dá uma resposta social e também dos seus funcionários. Pelo segundo ano consecutivo o Coro dos Pimpões foi o grupo convidado, tendo entoado quatro temas de Natal, dois estrangeiros e dois tradicionais portugueses.
Os jovens do Lar de Infância e Juventude e do Centro de Acolhimento cantaram e dramatizaram apresentações natalícias e cerca de 30 funcionários deram voz a um coro que entoou, afinado, canções típicas desta época.
Os seniores da instituição preferiram apresentar canções dos antigos filmes portugueses. Houve tempo ainda para conhecer um Auto de Natal com fantoches, protagonizado pelos jovens da instituição.
A festa foi animada e não faltou o convívio e a troca de Boas Festas entre as diferentes gerações.
A sala da instituição encheu-se de utentes, familiares e amigos e contou com a presença de representantes da Câmara, Governo Civil, Segurança Social e das Juntas de Freguesia de Nª Sra. do Pópulo e A-dos-Francos.
A Misericórdia das Caldas não viu aprovada a sua candidatura para alargamento das suas instalações ao programa Pares (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), mas o projecto concorre agora ao de Regeneração Urbana, que prevê um suporte financeiro de cerca de um milhão de euros. No total, a obra ronda os 2,2 milhões de euros.
“Não desistimos de tentar dar melhores condições aos nossos jovens e seniores. Estas obras são muito necessárias pois estamos com falta de espaço”, disse o provedor Lalanda Ribeiro. As obras de ampliação irão estender-se ao longo da Rua Vitorino Fróis.
Actualmente a Misericórdia tem 15 crianças no centro de acolhimento (com idades entre os zero e os 14 anos) e outras 15 no Lar da Infância e Juventude (ex-internato feminino) com idades dos 12 aos 18 anos. O jardim-de-infância, que teve a sua própria festa de Natal, tem 75 crianças. A instituição presta apoio a 67 idosos nas suas instalações e dá apoio domiciliário a 60 seniores.

Universidade Sénior também festejou época natalícia

A Festa de Natal da Universidade Sénior decorreu a 17 de Dezembro nas instalações da escola, decoradas a rigor com motivos natalícios, feitos pelos estudantes. O evento contou com o convívio entre alunos, professores e familiares, que tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados este ano lectivo numa exposição onde se reúnem diversos trabalhos, desde as peças de malhas e croché até às peças em cerâmica ou em artes florais.
O evento contou com a actuação do grupo coral da universidade, do grupo musical Clave de Sol e ainda houve tempo para momentos de poesia.
Presente no evento esteve a vereadora da Acção Social, Maria da Conceição Pereira, que afirmou que “este é um dos projectos mais bem conseguidos”. A autarca felicitou todos os envolvidos no projecto, desde os funcionários ao corpo docente, “que com muito voluntarismo tornaram esta Universidade uma referência, apesar dos poucos anos de existência”. Seguiu-se a troca de presentes colectiva (cada um contribuiu com um presente que é sorteado entre todos) e a iniciativa prosseguiu ao longo da tarde com um lanche e animação.

Concerto no Espaço Concas

No sábado à tarde, 11 de Dezembro, o Espaço Concas, no Centro de Artes, acolheu um evento natalício que inclui ateliers e um concerto com a Orquestra Juvenil da Academia de Música de Óbidos. A sala do museu encheu-se de gente para assistir à actuação, após terem sido realizados jogos tradicionais e ateliers dedicados à criação de figuras decorativas e postais de Natal.
O Espaço Concas que se dedica à obra da pintora Maria da Conceição Nunes, foi inaugurado a 15 de Maio do ano passado e acolhe o espólio daquela artista e docente que foi doado à Câmara pela família. Concas faleceu em 1991 nas Caldas, vítima de doença súbita.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetacaldas.com

Gazeta das Caldas

Sem comentários: