sábado, 18 de dezembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Óbidos

Cardeal Patriarca no arranque das comemorações da Misericórdia de Óbidos
O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, vai presidir à missa solene que marca o arranque das comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos. A celebração terá lugar no próximo domingo, 19 de Dezembro, pelas 12h00, na Igreja da Misericórdia, dentro da vila.
Gazeta das Caldas / Fátima Ferreira
8:00 Sexta feira, 17 de Dezembro de 2010

De acordo com o seu provedor, Carlos Orlando, após investigação em diversos organismos e documentos históricos, conclui-se ser em 1511 o ano da criação desta instituição, a mando da rainha D. Leonor. A Santa Casa de Óbidos possui também dois alvarás régios da confirmação do Compromisso da Misericórdia, um datado de 4 de Maio de 1544 e assinado pelo rei D. João III, e outro datado de 13 de Novembro de 1576, assinado pelo rei D. Sebastião.

A próxima iniciativa será a inauguração da creche, que já se encontra a funcionar desde Setembro com 33 crianças com idades dos quatro meses aos três anos. A Santa Casa tem o lar para idosos, apoio ao domicílio, creche e clube de turismo sénior a funcionar nas instalações do Bairro da Senhora da Luz.

O edifício que possui dentro da vila está a ser utilizado em cursos de formação profissional e também lá funciona um atelier de artes e ofícios tradicionais, "enquanto não é transformado numa fonte de receita para manter os equipamentos sociais da instituição", explicou o seu provedor. Este responsável adiantou ainda que terão lugar um conjunto de iniciativas durante o próximo ano que pretende que sejam um "período de reflexão sobre o percurso secular efectuado e um encontro de soluções para a auto-sustentabilidade do presente e futuro da instituição".

Gazeta das Caldas

Sem comentários: