sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Penafiel

Lista A obteve 103 votos contra 90 da de Agostinho Gonçalves
Júlio Mesquita é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia

Júlio Mesquita é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel. O também presidente dos Bombeiros Voluntários de Penafiel venceu as eleições que se realizaram na sexta-feira da semana passada. Mesquita obteve 103 votos contra 90 do seu adversário Agostinho Gonçalves. Fosse qual fosse o resultado do acto eleitoral, a Misericórdia penafidelense passava a ter um novo provedor ao fim de quase 20 anos.

Uma das eleições mais concorridas da história da instituição

Estas eram umas eleições que estavam a gerar grande expectativa. De um lado havia uma lista considerada de continuidade dos anteriores mandatos encabeçada pelo irmão do actual provedor Fernando Gonçalves. Agostinho Gonçalves, ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, ex-deputado e ex-governador civil apresentou uma lista marcada pela presença de irmãos que pertenciam aos actuais órgãos da instituição. Ana Maria Feijó e Carlos Couto eram alguns dos nomes que acompanhavam Agostinho Gonçalves.

Do outro lado apresentava-se uma lista que anunciava a renovação e a implantação de uma nova filosofia na terceira Misericórdia mais antiga do país. Na lista de Júlio Mesquita estavam o antigo vereador Rodrigo Lopes e o médico João Barros.

Nesta sexta-feira, os irmãos foram às urnas e a maioria escolheu Júlio Mesquita para provedor.

Mesquita recolheu a preferência de 103 irmãos, enquanto a lista de Gonçalves não recolheu mais de 90 votos naquelas que foram uma das eleições mais concorridas da história da instituição.

Houve ainda dois votos em branco e outros tantos nulos.

Novo provedor preocupado com investigação do Ministério Público

A tomada de posse do novo provedor está marcada para 4 de Janeiro, mas Júlio Mesquita vai, desde já, identificado as prioridades. "Queremos agilizar a situação do Hospital. Queremos dar, o mais rapidamente possível, utilidade àquelas instalações e criar os cuidados continuados", afirma.

Mesquita revela que também vai avançar com reuniões com a empresa que tem a gestão da clínica de hemodiálise, equipamento inaugurado em 2006 mas que nunca chegou a entrar em funcionamento. "Há um contrato de 30 anos e a empresa está a pagar a renda. Mas queremos que a clínica abra", afirma.

O provedor recém-eleito está, ainda, preocupado com a notícia que dava conta de uma investigação do Ministério Público à Santa Casa da Misericórdia de Penafiel. "Essa é uma situação que não me deve preocupar só a mim, mas a todos os irmãos e a comunidade. Não sei o que se passa, mas a verdade deve ser apurada", referiu.

Verdadeiro Olhar

Sem comentários: