quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Viseu

Misericórdia reforça valências
2010-11-29
Teresa Cardoso
A Santa Casa da Misericórdia de Viseu (SCMV) inaugurou, ontem, as novas instalações do berçário e creche da instituição. O investimento, na ordem do milhão de euros, recupera o edifício onde durante décadas funcionou a Pediatria do velho hospital de S. Teotónio.


A extensa lista de crianças à espera de uma vaga, associada à exiguidade do espaço que as duas valências partilhavam com o Jardim de Infância, junto à sede da instituição, levaram a SCMV a investir cerca de um milhão de euros na requalificação e adaptação das instalações onde durante décadas funcionou a Pediatria do antigo Hospital de Viseu.

António Magalhães Soeiro, que no último sábado foi reeleito para um quinto mandato, de três anos, à frente da provedoria da SCMV, sublinha o empenho e esforço financeiro da instituição para assegurar o investimento sem pedir um cêntimo ao Estado.

"Era um esforço necessário, atendendo aos inúmeros pedidos que todos os dias nos chegavam", justifica o responsável. A demonstrar a intensa procura, está o facto de as novas instalações, em funcionamento desde Setembro, com cerca de uma centena de crianças, estarem quase a atingir a sua lotação máxima.

"Nas antigas instalações tínhamos pouco mais de três dezenas de crianças. Nestas triplicámos a capacidade de resposta e, não tarda nada, ficaremos impossibilitados de aceitar novos pedidos", acrescenta Magalhães Soeiro.

No Dia da Misericórdia de Viseu, ontem assinalado, dezenas de mesários percorreram os espaços interior e exterior dos novos berçário e creche. O governador civil, Miguel Ginestal, associou-se às comemorações.

"É um espaço modelar que além da sua importância social, enquanto resposta a uma necessidade da comunidade, recupera um edifício de memória para os viseenses. Sendo de sublinhar o esforço desta instituição que, em tempo de grande contenção, investiu nesta obra sem pedir nada ao Estado", declarou Ginestal.
As novas valências, localizadas junto à Pousada de Viseu, juntam-se ao serviço de Actividades de Tempos Livres e ao Refeitório Social que funcionam em espaços separados dentro do mesmo complexo assistencial.

O provedor da SCMV não esconde o desejo de transformar, no decurso do mandato que agora inicia, a antiga maternidade, também contígua, em centro social.

JN

Sem comentários: