sábado, 18 de dezembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Góis

Escrito por Isabel Duarte
CENTRO DE REABILITAÇÃO FOI ONTEM INAUGURADO

Misericórdia de Góis
homenageia José Cabeças

Câmara Municipal decidiu atribuir Medalha de Ouro ao médico, provedor da Santa Casa, antigo autarca e fundador da ADIBER

Como forma de homenagear o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Góis, a instituição decidiu atribuir o nome de José Cabeças à valência que ontem inaugurou. Centro de Reabilitação e Bem-estar Dr. José Domingos de Ascensão Cabeças, assim se denomina a nova unidade, que representa um investimento na ordem dos 100 mil euros, inserida no âmbito do projecto Progredir em Igualdade e Cidadania.
Na cerimónia, Lurdes Castanheira, presidente da autarquia, anunciou também que o executivo decidiu distinguir o médico com o mais alto galardão do município, a medalha de ouro.
«José Cabeças elevou este concelho, como mais nenhum autarca conseguiu elevar e deu-lhe uma dimensão que nem os goienses esperavam que desse e, por isso, merece muito mais do que ter o seu nome neste centro e sinto que tenho a obrigação de lhe atribuir a medalha de ouro do concelho», sustentou a presidente do município de Góis. A edil felicitou a Misericórdia por «ter decidido atribuir o nome deste centro à pessoa de José Cabeças», porém, adiantou, «não fez mais do que a sua obrigação, porque a marca dele está aqui desde 1989», aliás, ressalvou, «a marca dele está não só nesta casa, como na Câmara, na ADIBER, no concelho, na Beira Serra e até no país». Lurdes Castanheira lamentou somente a ausência «daqueles que durante muito tempo serviu», ou seja, «representantes na área da saúde».
Relativamente ao Centro de Reabilitação, a autarca sublinhou tratar-se de uma obra que «distingue a Misericórdia e que vai servir os goienses, evitando que tenham que sair do seu concelho e vai dar um contributo aos Bombeiros de Góis, que poderão reduzir alguma despesa nas deslocações».
Em nome do marido - que esteve presente mas não usou da palavra - Palmira Simões Pereira agradeceu a todos, referindo que «apesar de o meu marido não estar bem de momento, iremos fazer tudo para recuperar», garantindo que José Cabeças está «muito satisfeito e fica muito contente com o que se está a passar aqui hoje, o concretizar deste projecto que é motivo de orgulho para ele e para vós».
Para o vice-provedor da Misericórdia o dia de ontem «marcará inequivocamente a historia da Santa Casa de Góis, não só pelo facto de vermos concretizado mais um objectivo, mas sobretudo por podermos, hoje aqui, prestar, de forma sentida e reconhecida, uma homenagem ao Dr. José Cabeças» pois, «é graças à sua determinação e perseverança que esta IPSS se afirma como uma referência na prestação de cuidados à população idosa do nosso concelho».
De seguida lembrou que José Cabeças, como presidente de Câmara Municipal e como médico «conhecia as necessidades da população e, desde logo, elegeu como prioridade a criação de uma estrutura desta natureza no nosso concelho e durante a construção deste edifício acautelou um espaço que permitisse a sua criação». Desta forma, disse ainda, «ao estarmos, hoje aqui, a inaugurar este Centro, todos temos o sentimento de dever cumprido, na medida em que esta estrutura a todos deve orgulhar, por reunir condições invejáveis, não só em termos do equipamento que possui, um vasto conjunto de valências, aliado às excelentes condições que este espaço nos oferece».

Uma marca inquestionável
em Góis e na Beira Serra
Para Mário Ruivo a cerimónia foi simultaneamente a «inauguração de um espaço que vai servir a população e o prestar uma homenagem àquele que foi o trabalho de José Cabeças durante todo este tempo em que se dedicou a Góis». «Esta é uma simbólica homenagem, porque José Cabeças merece que Góis o perpetue», declarou ainda o director do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, sustentando que «esta instituição e Góis devem muito à visibilidade que têm ao tempo em que Cabeças esteve no concelho». «Fê-lo com a Misericórdia, mas também como se fosse um goiense», afirmou ainda.
Henrique Fernandes, por seu lado, considerou esta «uma homenagem justa, porque ele deixou uma marca em Góis e em todo o alto distrito», disse, sublinhando mesmo que «há um antes e um depois na sua passagem pela vida autárquica». De acordo com o governador civil, José Cabeças «tem um manancial de saber que não é dispensável e estamos, hoje aqui, mostramos-lhe como estamos com ele e reconhecemos que a sua obra e a forma como desenvolveu a sua acção são fundamentais para dizer que o poder local pode ter uma perspectiva de desenvolvimento e por outro lado um relacionamento humano com as pessoas».

Diário de Coimbra

Sem comentários: