quarta-feira, 23 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

Quarta-Feira, dia 23 de Junho de 2010
SANTA CASA DA MISERICÓRDIA Academia da Terceira Idade encerra acções com almoço convívio

Publicado na Quarta-Feira, dia 23 de Junho de 2010, em Actualidade

A Academia da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo marcará o encerramento das actividades lectivas deste projecto no próximo dia 2 de Julho com um almoço convívio para todos os alunos e docentes.

Com cerca de 180 alunos que estão abrangidos entre os 41 e os 87 anos de idade, esta Academia da Terceira Idade tem-se vindo a tornar cada vez mais um sucesso, aumentando, de ano para ano, o número de inscrições nos cursos que constituem este programa.

Esta diferente forma dos alunos ocuparem o seu tempo e progredirem na sua aprendizagem é, no entender de Ana Pereira, responsável pela Academia, uma mais valia para os idosos por várias razões.

O Almoço que encerrará o ano lectivo de 2009/2010 terá lugar no dia 2 de Julho, pelas 13h00, no Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, situado em São Carlos.

De acordo com a responsável, a festa de encerramento contará com a apresentação de variados trabalhos elaborados pelos alunos, nomeadamente, uma peça de Teatro intitulada “Uma Escola Especial”, a actuação do coro composto pelos alunos da Academia, a apresentação de trabalhos manuais e artes decorativas, a leitura de poemas e uma demonstração de ginástica.

Esta Academia da Terceira Idade que dá a possibilidade aos idosos de aperfeiçoarem os seus conhecimentos celebra agora o seu sexto ano de funcionamento, contando com alunos a frequentar quer o primeiro ciclo como o ensino superior.

“Em 2004 começámos este projecto que tem vindo a crescer constantemente e tem sido muito positivo. A cada ano o número de matriculados aumenta e isso é muito satisfatória para nós”, revela Ana Pereira.

Este ano, a responsável revela que abriram portas para uma excepção, permitindo que se inscrevessem pessoas a partir dos 40 anos, “aqueles que muitas vezes não tiveram a possibilidade para frequentar o ensino e agora encontram uma oportunidade para isso, no entanto o maior grupo concentrado é entre os 60 e os 70 anos de idade”, acrescenta a responsável.

Este método de aprendizagem para os mais velhos funciona agora com um horário entre as 9h00 e as 19h00, desenrolando-se o ano lectivo de Setembro a Junho, como o ensino normal. A contar actualmente com 20 formadores, esta Academia da Terceira Idade tem-se mostrado um projecto de qualidade e de muita procura, o que resulta numa mais valia para a sua continuação.

A União

Sem comentários: