quinta-feira, 3 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia do Funchal

Proprietários do edifício têm projecto para espaço que vai fechar no Verão
Escola das Mercês vai ser lar ou centro de dia

Os proprietários dos terrenos e dos edifícios que compõem a Escola Secundária do Funchal, nas Mercês, têm projectos de âmbito social para aquele espaço. A Provedoria da Santa Casa da Misericórdia do Funchal diz que vai criar um um lar para a Terceira Idade ou um centro de dia na sua parte.
A Escola Secundária do Funchal, conforme recente notícia do DN do Funchal, fecha as portas neste Verão. O edifício será então devolvido à Santa Casa da Misericórdia do Funchal e à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.
O projecto da Santa Casa da Misericórida do Funchal deverá ainda incluir espaços para usufruto da própria instituição, como é o caso da sede.
Quanto à congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehohianos), que é dona dos terenos onde estão os pré-fabricados e instalações deportivas, não sabe ainda o que vai fazer do mesmo, se ele for devolvido pela Região.
O edifício em si é pertença da congregação, enquanto que o campo de jogos e a zona onde estão instalados os pavilhões são da Santa Casa da Misericórdia do Funchal.
A Escola Básica do Funchal (que acolhe o terceiro ciclo e que é conhecida como escola das Mercês, numa alusão à rua onde está situada), tem funcionado ali desde poucos anos após o 25 de Abril e chegou a ser composta por dois edifícios em locais distintos do Funchal (para além daquele espçao, havia ainda um edifício nos Ilhéus).
A Misericórdia, contactada pelo JM, sublinhou não ter ainda conhecimento oficial da medida, acrescentando, contudo, que o assunto já está a ser tratado no interior da organização.
Honório Gomes, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, diz que há ideias para o espaço, que passam pela criação de um Lar Intergeracional e ainda pela sede da própria instituição.
No entanto, sublinha que se o Governo Regional quiser continuar a utilizar o edifício, mesmo para outros fins, não haverá problema.
Até porque a época actual é de crise e o investimento nunca será para já, devendo acontecer só daqui a alguns anos.
A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, através do padre superior Isildo Silva, diz não ter conhecimento das alterações, mas refere que a notícia não deixa de ser positiva para a instituição. No entanto, lembra que o prédio está arrendado ao Governo Regional e que este até pode querer continuar a ocupar o espaço, estando a instituição disponível para tal. «Se for devolvido, estudaremos o que fazer com aquele espaço, mas a solução a implementar será sempre no campo social».

Miguel Angelo

jm on line

Sem comentários: