quarta-feira, 30 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia do Barreiro

Misericórdia do Barreiro celebra 450 anos
Vasto programa de comemorações assinala efeméride

Em conferência de imprensa realizada no passado dia 29 de Junho, a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro (SCMB) tornou público o amplo conjunto de iniciativas que se encontra agendado no âmbito das celebrações dos seus 450 anos e que se irão prolongar até ao final de 2010. Recentemente objecto de profundas obras de requalificação e restauro, a Capela da Misericórdia, localizada no Largo de Santa Cruz, serviu de palco a uma iniciativa que congregou a atenção de largas dezenas de barreirenses e jornalistas interessados em conhecer a programação que, ao longo dos últimos meses, tem vindo a ser delineada para festejar esta data histórica.

Júlio Freire, provedor da SCMB, começou por sublinhar o enorme simbolismo do local em que decorreu esta cerimónia, dado que “terá sido nas imediações desta zona específica da cidade que, em 1560, nasceu a Misericórdia, passados 39 anos após o rei D. Manuel I ter concedido a carta de Foral de Vila Nova do Barreiro, em 1521”. Desde a década de noventa, a Santa Casa tem registado um crescimento visível, como testemunha o facto de, num espaço de tempo relativamente curto, ter passado de 75 trabalhadores para as actuais 230 pessoas que se distribuem por valências tão diversificadas como os dois Lares existentes, o Centro de Dia, o Apoio Domiciliário e o Apoio a Carenciados, assim como o Centro de Acolhimento que alberga crianças e jovens mães vítimas de maus tratos e de situações de flagrante exclusão social.

A curto prazo, é previsível que o quadro de pessoal venha a ser aumentado para um patamar muito próximo dos 400 funcionários, face aos significativos projectos que se encontram em curso e que incluem uma Creche com capacidade para 66 utentes, com inauguração prevista para o próximo mês de Setembro, além da construção de uma Unidade de Cuidados Continuados com 70 camas e que comportará um novo Serviço de Fisioterapia de grandes dimensões. De acordo com Júlio Freire, “esta última obra ascende a um valor de 6 milhões e 250 mil euros e é reveladora da fase de enorme dinamismo que a Misericórdia se encontra a atravessar. No entanto, existe a consciência plena de que este é um investimento muito avultado, facto que obriga a que se procurem soluções adequadas para diminuir o seu impacto orçamental, sobretudo quando levamos em consideração que a comparticipação do Estado se situa apenas nos 750 mil euros”.

Esta falta de apoios tem-se feito sentir também na concretização do programa de comemorações apresentado na última terça-feira, como “demonstra o fraco empenho que a autarquia tem revelado em apoiar este tipo de iniciativas e que, apesar da boa relação pessoal existente com o senhor Presidente da Câmara, não tem obtido grandes resultados práticos”, referiu o Provedor da Misericórdia, que acrescentou ainda que, apesar de todas as limitações enunciadas, “estas actividades foram concebidas com o propósito de projectar a nossa imagem para o exterior e informar a população de tudo o que, neste momento, se encontra a ser desenvolvido”.

Comissão de Honra presidida pelo Presidente da República

No decurso dos últimos meses, foi constituída uma Comissão Executiva das Comemorações, composta por 20 elementos, “que, desde logo, encetou múltiplas diligências para promover um conjunto de iniciativas de índole diversa, cujo propósito primordial consiste em enaltecer a história da SCMB e levar ao conhecimento da comunidade o trabalho diário das centenas de trabalhadores, voluntários e dirigentes que contribuem para a prossecução dos nobres desígnios desta instituição”, sublinhou Carlos Pires, presidente da referida Comissão.
Segundo este conhecido arquitecto barreirense, “o programa tem ainda em fase de calendarização alguns eventos, mas destacam-se desde já como pontos altos a Sessão Solene que decorrerá no dia do aniversário da Santa Casa, a 7 de Outubro, bem como a Feira Quinhentista e o Cortejo de Oferendas e de Evocação Histórica, que se realizará entre 15, 16 e 17 de Outubro e onde se salientará o papel fundamental do Barreiro na gesta dos Descobrimentos”. De igual modo, encontra-se também agendado um concerto de órgão na Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma gala de fados que conta com a presença confirmada de vários artistas consagrados e um encontro de coros que está marcado para o Auditório Municipal Augusto Cabrita. Numa outra vertente, destaca-se ainda a realização de uma exposição que marcará presença nas Festas da Cidade e no Forum Barreiro, sendo composta por diversos painéis alusivos aos “450 anos de solidariedade da SCMB”.

Já no mês de Dezembro, será lançado um livro da autoria de Jorge Morais sobre as 14 Obras de Misericórdia e, em 2011, ocorrerá a publicação de uma obra da investigadora Rosalina Carmona a respeito da história da Santa Casa do Barreiro. Ainda no seguimento desta conferência de imprensa, foi transmitida a informação de que se encontra a ser constituída uma Comissão de Honra das Comemorações que será presidida pelo Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, contando com as presenças já confirmadas do Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro, do Primeiro-Ministro José Sócrates, das Ministras da Solidariedade e da Saúde, assim como de Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
Nas palavras de Júlio Freire, “a adesão entusiástica de tantas personalidades de relevo a esta iniciativa é o testemunho inequívoco da importância que a Misericórdia do Barreiro tem assumido no contexto da vida pública regional e nacional”. “Num momento de grande complexidade, em que milhares de pessoas se confrontam com graves problemas de natureza social, este é um importante sinal de encorajamento para que continuemos a olhar para o futuro e para a nossa missão com a esperança e a determinação que, desde sempre, nos tem caracterizado”, frisou o responsável da SCMB.

COMEMORAÇÕES DO 450º ANIVERSÁRIO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO BARREIRO

PROGRAMA
(Actividades Institucionais, Culturais e Desportivas)

SETEMBRO

24 – Concerto de Órgão

OUTUBRO

2 – Torneio de Xadrez
7 – Sessão Solene
8 – Gala do Fado
15/16/17 – Feira Quinhentista
16 – Cortejo de Oferendas e Evocação Histórica

NOVEMBRO

5 – Encontro de Coros

DEZEMBRO

Lançamento do Livro sobre as Obras de Misericórdia
de autoria do Dr. Jorge Morais
Encerramento das Comemorações

ANO DE 2011

Lançamento do Livro sobre a História da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro de autoria da Dra. Rosalina Carmon

COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO 450º ANIVERSÁRIO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO BARREIRO

• CARLOS PIRES (Presidente da Comissão Executiva)
• AMADEU BATISTA
• ANTÓNIO CABÓS GONÇALVES
• ANTÓNIO SARDINHA
• BRUNO VITORINO
• CARLOS ASSUNÇÃO
• CARLOS BICAS
• CARLOS DIAS
• JORGE MORAIS
• JOSÉ ANTÓNIO COIMBRA
• JOSÉ PILRÉ
• JOSÉ SILVEIRA LOPES
• JÚLIO FREIRE
• LUÍS FERREIRA
• MANUEL CERQUEIRA
• MÁRIO VAZ
• PEDRO COSTA
• RUI FERRUGEM JORGE
• SARA OLIVEIRA
• VITOR CABRAL

Rostos

Sem comentários: