sábado, 5 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Arouca

Agenda
Evento

Título:Colóquio: Restauro da Capela da Misericórdia
Quando:05.06.2010 16.00 h
Onde:Hospital da Santa Casa da Misericordia de Arouca -
categoria:Cultura
.Descrição
5 de Junho 16.00h Salão multiusos do Hospital da Misericórdia,

Inserido nas Comemorações dos 400 anos da Santa Casa da Misericórdia de Arouca, a Mesa Administrativa decidiu organizar um colóquio sobre o tema “Restauro da Capela da Misericórdia”, com o apoio do IGESPAR. Trata-se de uma oportunidade única de reunir todos os intervenientes no restauro da Capela, de modo a que estes exponham o trabalho que realizaram, as técnicas que utilizaram e as dificuldades que encontraram, para um público alvo maioritariamente constituído por pessoas ligadas às artes, incluindo estudantes de belas artes (arquitectura, pintura e escultura), engenharia, história e conservação e restauro de património.

A Capela da Misericórdia de Arouca foi mandada construir por devotos em 1612, situa-se no centro histórico da vila de Arouca, incluída na Zona Especial de Protecção do Mosteiro de Arouca e está classificada Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 42255 de 08-05-1959.

O edifício encontrava-se no seu todo, em péssimo estado de conservação, apresentando diversos tipos de patologias, quer a nível arquitectónico e estrutural, quer a nível do recheio decorativo e arte sacra existente no seu interior. Em Fevereiro de 2007 a Santa Casa da Misericórdia de Arouca, sua proprietária, avançou com um projecto de restauro da autoria do Sr. Arq.º Abílio da Cunha Mourão e do Sr. Prof. Eng.º Paulo B. Lourenço, o qual contemplava a conservação e restauro da Capela a todos os níveis, desde a estrutura, passando pelas madeiras, talhas, azulejos e pinturas murais e em tela, tendo envolvido, directa ou indirectamente, cerca de dez empresas. O projecto ficou concluído em Junho de 2008 e a Capela foi reaberta ao público em Dezembro de 2008.

Arouca.biz

Sem comentários: