domingo, 27 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia S.ta Cruz

Diário de Notícias
Sábado, 26 de Junho de 2010 Cartas do Leitor

Santa Casa da Misericórdia S.ta Cruz

Luís Guerra

O que passo a descrever acontece mais precisamente no centro de dia/convívio de Santa Cruz. Decidi publicar este apelo, porque dá dó ver o desalento, a tristeza dos idosos que frequentam esta instituição. É de cortar a alma.

A valência dum centro de convívio é a resposta social de apoio a actividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com a participação activa das pessoas idosas. Tem como principal objectivo prevenir a solidão, o isolamento, incentivar à participação e potenciar a inclusão social, fomentar as relações interpessoais e intergeracionais, contribuir para retardar ou evitar a institucionalização. Ficam aqui algumas das situações que se vão passando nesta instituição:
Como é possível termos um Sr. Provedor a dizer a uma utente que o centro de convívio não é uma escola, para virem sempre ao centro de convívio. A festa de Natal é feita em três actos, ora vejamos, são feitas três festas em separado e em dias diferentes. Uma para o centro de dia, outra para o centro de convívio e outra para os internados. Não era mais benéfico para os idosos fazer um convívio com todos?? As actividades (passeios, festas, missas) quando as há os idosos só são informados de véspera, e quando o são. Para já não falarmos, das alterações que se fazem no próprio dia. Não consigo perceber o porquê dos idosos não puderem festejarem o dia do seu aniversário. Não podem levar um bolo?? Isto está pior que o tempo do Salazar. Já agora que estamos nos Santos Populares, gostava de saber se a Marcha de São João já está ensaiada.

Ainda estou para aperceber como é que o Dr. Nélio Nunes chegou a Provedor, quando este senhor é coordenador de uma casa da cultura, que mais parece uma casa assombrada. Se bem que, na minha opinião a casa assombrada tem mais vida que a casa da cultura.

Oh Dr. Nélio Nunes, os idosos não precisam dum Provedor inanimado, mas sim animado, com vida, dinâmico, alguém que lhes transmita que apesar da idade continua a valer a pena viver. Cuidado, os idosos não são como os quadros/esculturas que se coloca dum lado para o outro. Estamos a falar da dignidade humana, de pessoas com sentimentos e emoções.

SOCORRO, será este o grito mais "silencioso" que aqueles que frequentam esta instituição gostariam de fazê-lo, mas não o fazem com medo das represálias.
Espero que as entidades competentes tomem as devidas medidas.
Um abraço do guardião de Santa Cruz

Sem comentários: