terça-feira, 10 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim

Centro de Medicina Física e Reabilitação – A Qualidade Na Promoção da Saúde

Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim
A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim conta, a partir deste mês, com um Centro de Medicina Física e Reabilitação ampliado e renovado, de forma a prestar um serviço de elevada qualidade a todos os seus utentes.

Inaugurado a 31 de Maio de 2004, pelo então ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, o Centro de Medicina Física e Reabilitação presta cuidados de saúde não só aos utentes da instituição, pertencentes ao Lar, ao Centro de Estudos e Apoio à Paramiloidose, e à Unidade de Cuidados Continuados, mas também a todo o público. Actualmente, a clínica presta apoio diário a 500 utentes.

Face ao aumento significativo de utentes, o serviço foi ampliado e adaptado com as áreas de intervenção solicitadas. Passa a ter 50 boxes de electroterapia e dois ginásios, sendo um estritamente para pediatria. Sob a direcção clínica da Dr.ª Manuela Morgado, a equipa multidisciplinar é constituída por duas médicas fisiatras, oito fisioterapeutas, duas terapeutas da fala, sete técnicos de electroterapia, duas recepcionistas e cinco auxiliares de acção directa. Rege-se pelo escrupuloso respeito pela intimidade e individualidade da pessoa humana, adaptando-se às suas necessidades, com o objectivo de promover e melhorar a qualidade de vida dos utentes. A Medicina Física e Reabilitação pode intervir em todos os campos da saúde, mas é nas patologias neurológicas que se verificam as recuperações mais gratificantes e as integrações mais conseguidas. O êxito da Reabilitação só é possível com uma equipa multidisciplinar, da qual fazem parte um médico fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, psicólogo e assistente social. A colaboração da família e da sociedade são importantes para uma integração plena do doente.

A Fisioterapia presta cuidados com o objectivo de desenvolver, manter e restituir o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida. Inclui a prestação de serviços em circunstâncias onde o movimento e a função estão comprometidos pelo envelhecimento, lesão, doença ou factores ambientais. Tem um papel activo na melhoria dos cuidados de saúde. Nesse sentido, a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim tem desenvolvido esforços para dotar os seus profissionais de meios e de formação contínua para uma resposta de qualidade às necessidades dos utentes.

A Misericórdia tem ao dispor dos utentes vários recursos terapêuticos como:

- Cinesioterapia – Terapia por movimentos. São exercícios que têm como objectivo trabalhar articulações e musculatura.

- Electroterapia – Terapia com aparelhos eléctricos, como o Ultra-Som Terapêutico, o laser, entre outros. Facilita a recuperação dos tecidos lesados.

- Mecanoterapia – Terapia com aparelhos mecânicos para fortalecer a musculatura.

- Massoterapia – Terapia pela massagem. A manipulação dos tecidos e músculos do corpo estimula a circulação, a mobilidade e a elasticidade.

- Hidroterapia (Banhos de Redemoinho) – Terapia feita dentro de água. Utiliza exercícios para articulações e músculos.

- Terapias Manuais – Terapias feitas a partir da mobilização de uma articulação, da tracção de um segmento.

- Termoterapia – Tratamento com aplicação de calor.

- Crioterapia – Utilização de gelo como terapêutica, geralmente em aplicações localizadas para tratamento de lesões traumáticas.

- Magnetoterapia – Promove a vasodilatação, miorelaxamento, analgésico e estimulação da cura do tecido ósseo.

- Pressoterapia – Drenagem Linfática.

- Aerossóis Ultrasónicos – Fisioterapia respiratória.

- Jogos Lúdicos WII FIT – Treinamento muscular e aerobico. Técnicas especiais de equilíbrio e coordenação.

Silva Pereira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, explicou à nossa reportagem a intervenção que foi feita no Centro de Medicina Física e Reabilitação: “temos uma lista de espera de cerca de um mês. A crescente procura levou-nos a fazer esta grande reestruturação na unidade, para responder às necessidades dos nossos utentes. O investimento foi considerável mas a qualidade não tem preço. O Centro de Medicina Física e Reabilitação recebia cerca de 500 pessoas por dia. Agora vamos poder receber mais 100 a 150 pessoas e introduzir novas valências, como a secção pediátrica”.

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim tem uma lista de espera muito grande, principalmente nas valências de Lar de Idosos e Grandes Dependentes. Uma realidade que se agrava com o envelhecimento da população. Silva Pereira acrescentou: “já expus esta situação à Câmara Municipal. Como também faço parte da comissão do Plano Director Municipal (PDM), vou defender a demarcação de uma área, muito próxima do Parque da Cidade, para que, daqui a 10 anos, se possa construir o pólo número dois da Santa Casa. Por outro lado, com o novo Centro Hospitalar, a Misericórdia vai ter que decidir o que fazer com as instalações do actual hospital. Pode vir a ser para tratar doenças como o Alzheimer ou Parkinson, e para alargar o nosso serviço de Lar e Grandes Dependentes. É preciso acabar com a chaga social dos lares clandestinos”.

Actualmente, a Misericórdia conta com 250 funcionários, fazer diariamente cerca de 800 refeições e lava uma tonelada de roupa por dia. Desbloqueado já está o projecto para um Lar em Beiriz. “Foi difícil a regularização do terreno porque a escritura tinha quase uma centena de anos. Não definia determinados parâmetros e a Junta de Freguesia teve muita dificuldade em fazer o registo de propriedade para que pudéssemos concorrer ao Programa PARES. Felizmente, o projecto está aprovado e as obras começam em breve”, concluiu Silva Pereira.

A Voz da Póvoa

Sem comentários: