domingo, 15 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António

Santa Casa Aliena Património para Pagar Dívidas
B>À Atenção da Comunicação Social
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António anunciou na imprensa a alienação em hasta pública de vários imóveis da sua propriedade em Vila Real de Santo António. Com esta venda, a entidade procura o seu saneamento financeiro, após vários anos de gestão ruinosa e incompetente.
A Santa Casa da Misericórdia tem beneficiado de apoios muito significativos, quer da parte da Câmara Municipal, quer de programas comunitários. Através de protocolos com a autarquia, a Santa Casa tem assumido a responsabilidade pela prestação de serviços públicos de grande importância, sobretudos nas áreas do apoio à infância e à terceira idade.
Apesar de se arrastarem há vários anos os problemas financeiros da entidade, claramente reveladores de incapacidade de gestão, quer o executivo do PS, quer o actual executivo do PSD insistem em atribuir à Santa Casa a gestão e prestação desses importantes serviços públicos.
São conhecidos da população de Vila Real de Santo António os sistemáticos atrasos da Santa Casa da Misericórdia no pagamento aos seus trabalhadores. São também conhecidas as dívidas acumuladas por essa entidade, nomeadamente à Segurança Social. São frequentes as queixas dos utentes em relação à fraca qualidade dos serviços prestados e aos elevados preços praticados.
Tudo isto acontece apesar dos serviços prestados pela Santa Casa serem altamente subsidiados e prestados em instalações construídas e pagas pela autarquia. Será legítimo que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António venda em hasta pública imóveis que recebeu em doação para a prestação de serviços à comunidade? Uma entidade que tem que vender o património para resolver os problemas de má gestão tem legitimidade para prestar serviços públicos à população?

Fonte: http://www.blocoalgarve.org/pdf.php?id=265

Sem comentários: