terça-feira, 17 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Santo António - Lagoa

Implementação de Aldeia Social no Concelho é fundamental
A Câmara Municipal de Lagoa irá defender junto do Governo Regional para a implementação de diversos projectos que a Santa Casa da Misericórdia de Santo António tem previstos para o concelho.



A garantia foi dada hoje pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, durante uma reunião mantida com a direcção da Santa Casa da Misericórdia de Santo António.

É o caso da criação de uma aldeia social na Lagoa, um conceito que João Ponte considera como sendo de grande importância para o concelho pela agregação de diversas infra-estruturas que darão diversas respostas sócias como a implementação de uma Unidade de Cuidados Continuados que serviria não só a Lagoa como também outros municípios, atendendo à localização geográfica central que o Concelho de Lagoa possui. Outro equipamento associado a esta aldeia social seria a criação de um CAO (Centro de Actividades Ocupacionais), um equipamento de grande necessidade na Lagoa dado que se trata do único concelho que não possui um CAO, o que obriga a que muitos jovens lagoenses tenham de se deslocar a Ponta Delgada para frequentar um centro deste tipo. “Sabemos a quantidade de lagoenses que frequentam o CAO em Ponta Delgada mas, acima de tudo, preocupa-nos mais aqueles que, por falta de espaço em centros desta natureza, se vêem impossibilitados de os frequentar”, disse.

Para além disso, existe ainda o projecto de construção de uma creche na freguesia de Santa Cruz, um projecto já antigo mas cuja concretização se espera para breve.

Na altura o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa manifestou satisfação pela forma como a actual direcção tem dirigido os destinos desta Santa Casa e que tem assumido um papel importante na resposta social que tem dado no concelho desde 2001.

Para João Ponte a continuidade do trabalho empreendido pela actual direcção, cujo mandato termina no próximo mês de Dezembro, assume primordial importância numa altura em que esta Instituição tem previstos estes projectos cuja implementação trará ainda mais benefícios sociais para o Concelho de Lagoa.

O autarca lagoense considera ainda Santa Casa da Misericórdia de Santo António merece uma atenção especial, por todo o trabalho que tem desenvolvido e pelo facto de ser a única instituição do género sem receitas próprias o que dificulta, muitas vezes, a concretização de alguns projectos, pelo que a Câmara Municipal de Lagoa irá continuar a prestar apoio a esta instituição, quer no apoio financeiro protocolado anualmente tanto com esta, como com outras instituições do concelho, quer através do seu papel junto do Governo Regional dos Açores no sentido de um maior apoio aos projectos delineados pela Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa. “A Câmara Municipal de Lagoa irá defender junto do Governo Regional dos Açores as necessidades e os projectos que a Santa Casa da Misericórdia quer desenvolver no concelho”, garantiu, concluindo ser necessária a definição de uma “estratégia para que estes mesmos projectos se venham a concretizar dentro da disponibilidade orçamental do Governo Regional que deverá ter em atenção que se tratam de projectos que carecem de alguma urgência”.

Açoresnet

Sem comentários: