terça-feira, 10 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Monção

Encerrada Unidade de Cuidados Continuados de Monção
Enviado por vminho em Terça, 2009-11-03 11:10 MonçãoSaúde
A Santa Casa da Misericórdia de Monção disponibilizava até há pouco tempo, uma unidade de cuidados continuados de saúde no lar José Joaquim Esteves, estrutura de construção recente situada na Estrada dos Arcos, junto ao Centro de Saúde de Monção e à Escola Secundária de Monção.

No dia 8 de Março de 2007, arrancaram os cuidados de longa duração destinados a doentes, cujo acompanhamento será superior a 90 dias e mais tarde os cuidados de média duração, para doentes com recuperação variável entre 30 e 90 dias.

O acordo referente aos cuidados de longa duração foi assinado no dia 8 de Fevereiro nas instalações da segurança social no Porto, tendo a misericórdia local sido representada pelo vice provedor, Agostinho Caldas Afonso, dada a impossibilidade física do à data provedor, José Pinheiro Gonçalves.
A concretização deste acordo obrigou a santa casa a algumas alterações no edifício, nomeadamente a dotação de duas salas de enfermagem e ainda a ligação exterior entre os dois blocos do piso superior.

Com a entrada em funcionamento desta unidade, trinta dias após assinatura do acordo, a vila de Monção passou a dispor de um verdadeiro hospital de retaguarda, que era na época o único em todo o distrito de Viana do Castelo, garantindo os melhores cuidados aos doentes do distrito em período de convalescenças.

A presente estrutura veio alargar a oferta da santa casa que dispõe de dois lares de idosos, jardim-de-infância, e uma unidade de fisioterapia, cuja funcionalidade é assegurada por quatro profissionais.

Há alguns dias, a referida Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Monção foi encerrada unilateralmente pela Segurança Social. Ao que se sabe, as divergências entre a direcção da Santa Casa e os serviços da Segurança Social do Distrito de Viana do Castelo, vinham a agravar-se ao longo do tempo.

O processo de criação desta unidade foi longo e difícil e teve origem ainda no antigo provedor, o já falecido Professor José Pinheiro. Desde que o Padre Agostinho Caldas assumiu a provedoria, o Ex-Presidente de Câmara Armindo Ponte assumiu a gestão daquele serviço.

No entanto, nos últimos tempos, alguns incidentes, como o falecimento de um idoso por ingestão de um produto de limpeza e alguns problemas de saúde que ocorreram de forma simultânea entre alguns dos internados, levaram a Segurança Social e fazer determinadas exigências que, ao que se sabe, não foram cabalmente cumpridas.

Depois de um desaguisado entre o director do serviço e a inspecção da SS, a unidade foi encerrada e as pessoas transladadas para outras unidades, tal como a dos Arcos de Valdevez e Vila do Conde. Algum pessoal foi dispensado e outro afectado a outros serviços.

A população local ficou mais uma vez sem um serviço importante para o concelho e não vemos fácil a reabertura deste serviço com as mesmas pessoas, devido às incompatibilidades e incompreensões geradas.

Aguarda-se melhor e mais precisa informação da mesa que dirige a Santa Casa da Misericórdia de Monção.

www.valedomino.net

Sem comentários: