sábado, 28 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Santarém

Santarém
Auxiliar do Lar dos Rapazes suspeito de abusos sexuais
por JOÃO BAPTISTA, SantarémHoje


O funcionário, casado e pai de três menores, terá apalpado dois rapazes de oito e 11 anos. O provedor do lar fez queixa ao Ministério Público.

Um auxiliar do Lar dos Rapazes da Santa Casa da Misericórdia de Santarém foi acusado de abusar sexualmente de duas crianças da instituição. O provedor do lar, Garcia Correia, confirmou ao DN a apresentação da queixa ao Ministério Público (MP). Segundo este responsável, o funcionário, embora negando as acusações, foi "afastado do lar dos rapazes, por precaução, e transferido para uma outra valência da instituição onde trabalha como motorista no transporte de idosos".

O coronel Garcia Correia disse ao DN que, há um ano, "os dois rapazes, com oito e 11 anos, queixaram-se a uma funcionária que alertou a directora técnica do Lar dos Rapazes que, por sua vez, comunicou o caso ao provedor". "Perante a gravidade da situação", o coronel Garcia Correia disse que mandou instaurar um inquérito interno, mas o processo levantou muitas dúvidas, pelo que decidiu comunicar de imediato o caso ao Ministério Público junto do Tribunal de Santarém.

Segundo o provedor, os dois rapazes fizeram as denúncias em finais de 2008, das quais resultou um inquérito interno. "Na Misericórdia não temos capacidade para investigar a queixa e apurar se estamos perante uma cabala de dois garotos ou se existe alguma verdade na queixa, pelo que decidimos apresentar o caso à justiça para um cabal apuramento da verdade", disse o provedor.

Garcia Correia adiantou que "a situação é desagradável para toda a gente, a começar pelo funcionário que é um homem casado e com três filhos, para as crianças, e também para a instituição que não pode estar sob suspeita". O funcionário, de 38 anos, casado e com três filhos menores, nega as acusações. Segundo a queixa, o homem ter-se-á deitado na cama das alegadas vítimas e apalpou-as, num dos turnos da noite. O coronel disse ter "muitas dúvidas sobre este caso. São acusações muito graves que têm de ser esclarecidas".

O Ministério Público decidiu avançar com a acusação contra o funcionário, constituindo-o arguido, e está agora a decorrer o prazo para a abertura de instrução do processo. O Lar dos Rapazes é uma das valências da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e acolhe cerca de duas dezenas de crianças e jovens de famílias desestruturadas e muitos são encaminhados através dos tribunais.

A Santa Casa da Misericórdia de Santarém realizou um grande investimento em 2002, numa profunda remodelação do lar e na mudança do modelo de funcionamento, para se adequar à realidade actual dos jovens que acolhe. O lar reduziu para metade o número de crianças, mas manteve o número de funcionários e técnicos com formação adequada às funções.

Fundado em 1885, o Lar dos Rapazes já teve centenas de crianças a viver em enormes camaratas. Agora dormem três ou quatro crianças em cada quarto.

Diário de Notícias

Sem comentários: