quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia do Fundão

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA MARCADA PARA SÁBADO
Polémica regressa à Misericórdia
A Mesa Administrativa apresenta sábado, para votação, o Plano de Reestruturação Financeira da instituição

Na Santa Casa da Misericórdia do Fundão uma nova polémica está na ordem do dia, depois de no final do mês de Setembro um grupo de três irmãos ter entregue no Tribunal do Fundão uma acção declarativa de condenação com processo comum sob forma ordinária, em que estão em causa as eleições realizadas em Março deste ano, nas quais Jorge Gaspar foi eleito provedor.

Jorge Gaspar confrontado com esta situação afirma à Gazeta que "a polémica vem desde o período pré-eleitoral", para realçar que "pensava que tinha ficado sanada com as eleições", uma vez que "o resultado eleitoral não deixou margem para dúvidas para ninguém, com um número recorde de irmãos a votar", destacando "o número de votos que a minha lista recolheu, que ultrapassou os 80 por cento".

Reforça que "julgava que a polémica estava ultrapassada, com uma resposta tão clara da irmandade", apesar de admitir que o grupo de três irmãos "ao instaurar a acção está no seu direito" e concluir que "estou descansado, o Tribunal decidirá", sendo certo que "vamos trabalhar cada dia cada vez melhor".

O irmão Hélder Almeida, em declarações à Gazeta afirma que em causa "está um conjunto de actos praticados que na perspectiva de um grupo de irmãos, não é transparente, contraria os estatutos da instituição", pelo que, assim, podem "ser considerados ilegais e consequentemente nulos".

No que se refere à destituição dos anteriores órgãos, afirma que "parece-nos que não terá sido a mais correcta e tudo indica que as coisas estavam previamente concertadas", realçando que "na Assembleia Geral de 30 de Novembro de 2007 foi tomada uma decisão que o foi independentemente da deliberação da Assembleia", acrescentando que "na ocasião já estava presente o vigário, em representação do senhor Bispo, com um despacho deste, onde estava prevista a nomeação do comissário e a cessação de funções dos corpos eleitos". Por outro lado, continua, "já estavam feitos convites a pessoas para serem apresentadas nesse dia como elementos da Comissão".

Sem comentários: