terça-feira, 10 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Vila Real

Vila Real 21-10-2009
Santa Casa da Misericórdia: Orçamento e Plano para 2010



Trata-se de um ambicioso plano de actividades e correspondente orçamento, aqueles que a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real está a preparar para o próximo ano. De entre essas actividades há a salientar a organização de um importante…
…Seminário Internacional que se debruçará sobre a história e acção da Santa Casa, ao longo das cinco centenas de anos que já leva de existência. O estudo e investigação da história da Santa Casa vêm sendo realizados por especialistas dessa área, sob a orientação de Professor Fernando Sousa, da Universidade do Porto.

O resultado dessa investigação vai então ser apresentado nesse Seminário, no qual a actual Mesa está empenhada há muito e está a colocar uma ênfase especial, dado que se trata de um projecto ambicioso nesta área e com o qual se pretende trazer à luz do dia todo o trabalho realizado pela Santa Casa ao longo da sua história.

Aliás, esta investigação e a posterior divulgação do seu resultado serão publicadas numa edição especial da Santa Casa, através de uma obra que a Mesa deseja se revista da dignidade correspondente à da Santa Casa de Vila Real, que tantos e tão relevantes serviços tem prestado à população do concelho de Vila Real, ao longo destas centenas de anos.

Cabe aqui dizer que o projecto desta investigação e a correspondente publicação foi submetido a concurso, tendo sido aprovado e merecendo, assim, o apoio do Programa Operacional Norte II, no âmbito do Quadro Estratégico de Referência Nacional. Mas não se ficarão por esse projecto e actividade as propostas de trabalho da Mesa para o próximo ano.

Assim, já foi apresentada a candidatura ao Programa POPH, respeitante à construção de um novo Lar de Idosos, no sentido de reforçar a oferta da Santa Casa na área assistencial. Prevista está também a entrada em funcionamento de uma residência de autonomização destinada a utentes do Lar Escola “Florinhas da Neve”, tendo em vista a sua preparação para a integração na sociedade.

São projectos em estado avançado de desenvolvimento, que implicam o dispêndio de quantias avultadas. Daí o cuidado que a actual Mesa Administrativa está a colocar na elaboração dom Orçamento e Plano para o próximo ano. Estas realizações indiciam que os membros da Mesa actual pretenderão continuar à frente dos destinos da Santa Casa, pelo que terão de se apresentar a sufrágio nas eleições previstas para o final deste ano.

Tanto mais que os financiamentos já obtidos e a obter para a concretização destes projectos de alguma forma também os responsabilizam. O Notícias de Vila Real sabe que será convocada uma Assembleia-Geral para autorizar que alguns dos elementos da Mesa actual possam recandidatar-se, como impõem os estatutos.

Dos contactos feitos junto de alguns dos mais influentes irmãos da Santa Casa contactados pelo Notícias de Vila Real, ficámos com a convicção de que a actual Mesa obterá facilmente o apoio à sua continuação. Assim, a Assembleia-Geral, a convocar brevemente, não deixará de aprovar a autorização para a recandidatura desses dirigentes, para mais um mandato à frente dos destinos desta instituição cristã de solidariedade social.

Mas também podemos informar que existem movimentações por parte de alguns irmãos que já estiveram à frente da instituição que vêm pondo em causa a continuidade dos membros da actual Mesa Administrativa e que pretendem avançar com uma lista alternativa. Isto apesar da acalmia e serenidade que esta Mesa aparentemente conseguiu introduzir na dinâmica desta importante instituição da cidade de Vila Real. Promete, pois, ser renhida a eleição para os futuros corpos gerentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real.

Notícias de Vila Real

Sem comentários: