segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde

Igreja da Misericórdia recebe obras de restauro

Qui, 29 Out 2009 17:17 Vila do Conde

As obras de conservação e restauro da Igreja da Misericórdia de Vila do Conde devem estar concluídas até ao final deste ano. A empreitada, orçada em 500 mil euros, deverá estar pronta a tempo das comemorações dos 500 anos da Instituição.
Iniciadas em Junho passado, estão a decorrer a bom ritmo as obras de requalificação da Igreja da Misericórdia de Vila do Conde. Orçada em cerca de 500 mil euros, a empreitada de recuperação é suportada pela Misericórdia, contando com o apoio técnico do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

A Misericórdia local apresentou uma candidatura a fundos comunitários, mas de acordo com o Provedor Arlindo ainda não houve resposta: “Esperemos que isso venha a acontecer, porque se trata de uma obra de grande envergadura, de interesse público e muito necessária”.

O Mesário Rui Maia é o responsável pela obra e salienta que esta requalificação se reveste de particular importância, já que foi há cerca de 40 anos que foi efectuada uma intervenção ao nível do telhado e há 8 no altar-mor. “Está a ser tudo trabalhado ao nível interior, para recuperar tudo o que é talha, azulejos, pinturas, todo o espólio imagens e também a parte exterior da Igreja, para que as humidades não se infiltrem no monumento”.

(Entrevista completa na edição nº562 do Jornal Póvoa Semanário)

Sem comentários: