sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim

Na Misericórdia prepara-se mandato de passagem de testemunho
--------------------------------------------------------------------------------

Sex, 27 Nov 2009 10:52 Póvoa de Varzim

Na eleição do próximo domingo haverá grandes mudanças na mesa administrativa da Misericórdia?Como é tradição, até ao momento da assembleia poderá ser anunciada uma lista. Da nossa parte da provedoria, compete-nos apresentar uma lista e temos organizada uma, em que continuam elementos da actual mesa administrativa e também incluímos gente nova, sem esquecer que isto é um ciclo de grande responsabilidade. Neste momento, penso que uma mesa administrativa que não estivesse matizada com elementos experientes seria muito má para a instituição.

Eu pretendia sair e já tinha combinado com o meu vice-provedor no anterior mandato, Alberto Marta, que assumiria, mas ele partiu e Deus assim não quis que acontecesse. Fiquei com mais trabalho e, se calhar, isso ressentiu-se no resultado, que não terá sido tão positivo como eu esperava. Agora, procurei arranjar uma pessoa com um perfil que pudesse estar na provedoria e suponho que encontrei a pessoa certa: é um engenheiro que já foi professor na Rocha Peixoto, reformou-se e conhece aqui bem a casa, pois já trabalhou na parte técnica de electricidade e segurança.

Trata-se do engº Virgílio Ferreira, que conhece há muitos anos os cantos à casa. Acordámos que ele irá ficar um ano ou meio mandato como vice e, depois, assumirá a provedoria. Penso que será um período de transição suave, pois eu já tive o meu ciclo, que deve terminar. Já estive com o Dr. Trovão de 1976 a 1982, orgulho-me muito de ter, nesse período, decidido criar o Centro de Estudos e Apoio à Paramiloidose, conhecendo o drama dessa doença por ser de uma família de médicos. Depois Lima Pereira concretizou a construção do edifício.

Tem sido uma coisa muito boa e muito má, boa para os utentes porque temos cerca de 200 transplantados, numa altura em que o Hospital Curry Cabral assinala os 1000 transplantes efectuados. Esta unidade tem tido uma ligação muito estreita com a Misericórdia, pois a grande maioria dos transplantados tem origem neste hospital.

Por outro lado, tem sido mau, porque o CEAP tem sido um sacrifício muito grande para a Misericórdia. No ano passado, estivemos em risco de encerrar e só não o fizemos, porque tivemos o apoio de altas entidades como a Assembleia da República que intervieram. E porque o próprio presidente da Câmara prometeu apoio para as obras que tivemos de realizar para transformação numa unidade de cuidados continuados atípica. Neste momento, ainda temos que resolver alguns problemas em termos de protocolo, mas acho que tudo irá correr bem.

Póvoa Semanário

1 comentário:

teresa mariz disse...

Vivemos em um país onde a população de idosos só faz crescer e proporcionar uma ...melhor qualidade de vida a esse segmento torna-se tarefa da maior importância. Um primeiro passo pode ser dado por um trabalho informativo, esclarecedor dos benefícios que as pessoas de idade podem obter com as atividades físicas.

Teoricamente o envelhecimento pode ser classificado como sendo biológico, social e afetivo. Nas teorias biológicas do envelhecimento o observado é o declínio e degeneração da função e estrutura dos sistemas orgânicos e das células, surgindo assim modificações cardiovasculares, respiratórias, musculares, do sistema ósseo, do neurológico, do metabólico, do sistema digestivo, genito-urinário e fundamentalmente da pele

Além desse tipo de envelhecimento ainda temos os social e afetivo decorrentes de alterações no âmbito social como o afastamento do grupo de trabalho em decorrência da aposentadoria, a ausência dos filhos já adultos, por vezes a viuvez , tudo levando a perda do contato humano no sociPesquisas mostram que a Hatha Yoga contribui e muito para com a melhora da qualidade de vida da pessoa idosa, pois além de trabalhar com a quebra da rigidez corporal promove ainda uma melhora na rigidez mental . Também já foi comprovado que o Yoga é uma atividade promotora da função respiratória, tratando positivamente das Doenças Pulmonares Crônicas que tanto acomete aqueles de mais idade
constataram que a “pratica de Hatha Yoga pode ser considerada uma alternativa promotora da capacidade física e da autonomia funcional que vem interferir diretamente nos aspectos psicológicos e sociais dos idosos

2011 CORPO SÃO MENTE SÃ QUER SE DEDICAR A TODOS ESSES JOVENS DA TERÇEIRA IDADE E IREMOS ABRIR TURMAS DE 2 AULAS SEMANAIS POR 15 EUROS AO MÉS HORARIOS 2FEIRA E 4 FEIRA DAS 15.30 AS 16.30 3 FEIRA E QUINTA FEIRA DAS 15.30 AS 16,30 HATHA YOGA PROFESSORA TERESA MARIZ INSCRICOES ATRAVEZ 919256766 NÃOS SE PAGA INSCRIÇÃO AGURADO TODOS OS INTERESSADOS NAMASTÉ