quarta-feira, 17 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Almada

Monte de Caparica com novo equipamento social
Projecto terá creche para 66 crianças e centro de dia para 60 pessoas
Ontem
SANDRA BRAZINHA
A zona do Plano Integrado de Almada, no Monte de Caparica, vai ser dotada do primeiro equipamento social construído de raiz. O projecto da Santa Casa da Misericórdia de Almada arrancou ontem para estar pronto dentro de ano e meio.

Orçado em cerca de um milhão de euros, o Centro Integrado Arco-Íris contempla uma creche para 66 crianças e um centro de dia, com capacidade para 60 pessoas, prevendo-se que crie 24 postos de trabalho permanentes.

"É um projecto estruturante, porque é o primeiro equipamento social que é criado de raiz no PIA, o que existe actualmente são adaptações de espaços", salientou ao JN o provedor Joaquim Barbosa, frisando que "será uma mais-valia para a zona, porque melhora a resposta nas duas valências, o emprego e também o ambiente urbano".

Inserido numa área constituída por habitação social e a custos controlados, onde residem cerca de 15 mil pessoas, o centro surge após terem sido identificadas as carências actuais. "Há 196 crianças em lista de espera na zona do PIA", salienta a directora da Santa Casa, Maria de Assis, frisando que ao nível da terceira idade o espaço é "mais adaptado às dependências físicas e cognitivas dos idosos".

O lançamento da primeira pedra deste centro, que é financiado em mais de 60% pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), contou com a presença da ministra da Solidariedade Social, Helena André.

"A administração central não teria capacidade de pôr no terreno qualquer equipamento social sem o apoio quer das autarquias, quer da Santa Casa, assim como das instituições sociais", reconheceu Helena André, revelando que o PARES vai investir 212 milhões de euros em 614 equipamentos em todo o país.

A obra tem também o apoio da Câmara de Almada. A propósito da zona onde se insere, o vereador António Matos realçou que o PIA "é ao mesmo tempo um lugar com necessidades, mas também um lugar onde nascem ofertas".

JN

Sem comentários: