quinta-feira, 4 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Ovar

04 de Março de 2010

100 anos da Santa Casa Misericórdia - 100 anos de êxitos ao serviço dos vareiros

Bárbara Silva

Continuando o seu ‘rol’ de celebrações do centenário da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, decorreu, no passado sábado à tarde, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, a apresentação da publicação da síntese histórica da Misericórdia, elaborada por José Evaristo da Silva Pinto, bem como o lançamento do livro, de Alberto Sousa Lamy, "História da Misericórdia".
Numa tarde onde São Pedro não interferiu, o ambiente vivido, na Santa Casa da Misericórdia de Ovar, era de alegria e companheirismo. Iniciada as cerimónias com um momento musical, a cargo do Orfeão de Ovar, os festejos da Santa Casa da Misericórdia de Ovar principiaram com um momento onde a inovação e a tecnologia estiveram de mãos dadas, com lançamento do site da Misericórdia de Ovar.
Apresentado por Eduardo Pereira, administrador da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, este site representa "um sinal de actualidade", como refere o administrador da instituição aniversariante, e "uma nova forma de comunicação".
Para Eduardo Pereira, "é chegada a hora de estabelecermos esta forma de comunicação", caracterizando-o como "um processo evolutivo".
"Esta página espelha o que a Misericórdia faz", afirmou o administrador da instituição.
O site da Santa Casa da Misericórdia de Ovar está ao dispor de todos através do endereço www.misericordia-deovar.pt e lá poderá conhecer todas as valências da Santa Casa, bem como aceder a uma galeria de fotos e algumas curiosidades acerca desta instituição centenária.


"MEMBROS E CORPOS SOCIAIS DA MISERICÓRDIA"
Após o lançamento do site oficial da Santa Casa da Misericórdia, foi a vez de Manuel Oliveira Dias, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, apresentar o obra de síntese histórica "Membros e Corpos Sociais da Misericórdia" (1910-2010), da autoria de José Evaristo da Silva Pinto.
O provedor iniciou a sua intervenção fazendo uma breve alusão ao autor da obra. Segundo Manuel Oliveira Dias, José Evaristo da Silva Pinto, reuniu "um elenco de todos aqueles que, ao longo destes 100 anos, pertenceram aos corpos sociais e diversos órgãos" da Santa Casa da Misericórdia. Assim sendo, através da obra deste membro da instituição aniversariante, "fica o registo não só como base de estudo, mas até como base para percebermos a dinâmica própria da Santa Casa", como refere o provedor da Misericórdia de Ovar. Registo esse, "rigoroso e pormenorizado", como atesta.
Para terminar a sua intervenção e dar voz ao autor, Manuel Oliveira Dias concluiu dizendo que esta publicação "é um contributo interessante para estes 100 anos e para a história da Misericórdia".
Por sua vez, o autor da obra "Membros e Corpos Sociais da Misericórdia", na sua intervenção relatou como tudo começou: "tudo começou quando, em 1984, a Santa Casa da Misericórdia edita o livro de Alberto Sousa Lamy ‘História da Santa Casa da Misericórdia de Ovar’", recorda acrescentando que "daí surgiu a ideia de saber mais sobre a vida da instituição".
Neste sentido, o autor decidiu, como afirmou, "elaborar um trabalho/estudo dos Corpos Sociais que geriram a instituição", finalizou.
Uma intervenção curta, mas esclarecedora.

PraçaPública on line

Sem comentários: